Intercâmbio: primeiro grupo de estudantes da rede pública de SP desembarca em Londres

Intercâmbio: primeiro grupo de estudantes da rede pública de SP desembarca em Londres

Até o fim do ano, 1.000 alunos de escolas estaduais vão estudar inglês no Reino Unido, Nova Zelândia, Canadá e Austrália

Os primeiros 38 estudantes do programa "Prontos pro Mundo" já estão na Inglaterra. Oito alunos são da região de Ribeirão Preto. Outros 58 selecionados devem embarcar para a mesma aventura na próxima segunda-feira, 13. Segundo o Governo do Estado de São Paulo, até o mês de abril, 500 estudantes terão embarcado para o Reino Unido, Nova Zelândia, Canadá e Austrália. Esta é a primeira edição do intercâmbio financiado pelo poder público.

 

Os primeiros 38 estudantes, que já estão em solo inglês, são de 32 cidades diferentes do interior do estado. Eles estão sendo acompanhados pela equipe da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e da empresa responsável pelo intercâmbio. No Reino Unido, o grupo de divide em 15 cidades diferentes, como Oxford e Worcester, por exemplo.

 

Durante o intercâmbio, com duração de três meses, os alunos ficarão hospedados em casas de família, com objetivo de vivenciar e ampliar conhecimentos sobre a cultura local.

 

O secretário da Educação, Renato Feder, acompanhou o embarque dos estudantes na quinta-feira e destacou a abrangência do programa. "Um benefício importantíssimo do Prontos pro Mundo foi o fato de termos concentrado a seleção de estudantes em todo o estado. Nós tivemos mais de 400 cidades com alunos aptos a essa primeira seleção de 500 estudantes. Alunos que fizeram o Saresp e cumpriram todas as regras do intercâmbio. Isso é muito importante, porque teremos alunos de cidades médias, cidades muito pequenas, que têm 2.000 habitantes, e cidades vulneráveis do estado", disse.

 

Nas próximas semanas, a Educação deve divulgar a lista dos 500 selecionados para o intercâmbio do segundo semestre. A política pública, anunciada pelo Governo do Estado em 2023, pretende levar anualmente 1.000 estudantes para o intercâmbio. 

 

Os alunos embarcam enquanto estudantes da 2ª série do Ensino Médio, mas a seleção começa com as provas do Saresp do 9º ano do Ensino Fundamental. Um exemplo: os estudantes que, em 2024, estavam no 9º ano, já fizeram a primeira etapa de seleção em novembro do ano passado, com o objetivo de estarem entre os viajantes de 2026.


Fotos: Divulgação

Compartilhar: