Ribeirão tem três instituições de ensino superior entre as 100 melhores do Brasil
Levantamento avalia as universidades públicas, particulares, centros universitários e centros federais de educação

Ribeirão tem três instituições de ensino superior entre as 100 melhores do Brasil

Ministério da Educação divulgou ranking nessa segunda-feira, 27

Ribeirão Preto possui três instituições de ensino superior entre as 100 melhores do País em suas categorias. Segundo pesquisa divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), nesta segunda-feira, 27, a Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) está entre as 100 melhores universidades públicas e particulares do Brasil que usam como critério o Exame Nacional de Desempenho dos Estudante (Enade). A Unaerp ocupa a posição de número 71, em um ranking com outras 229 instituições. Além disso, é a única da cidade avaliada com nota 4, em uma escala que vai de 0 a 5. Já entre os centros universitários e os Centros Federais de Educação e Tecnologia (Cefet), o município conta com o Moura Lacerda na posição 59º e o Barão de Mauá em 78º. O Centro Universitário Uniseb aparece na 120ª posição.

As notas do ranking são calculadas a partir do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) e levam em conta os seguintes aspectos: a média das notas obtidas por cada curso no último triênio (relativas aos cursos avaliados da instituição) ponderada pelo número de matrículas em cada um dos cursos computados; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela CAPES; distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu. Os números apresentados são retroativos, portanto, o IGC de 2017 é referente às notas de 2016.

Apesar de não figurar entre as 100 melhores, a Universidade Paulista, que está na posição 115, possui seus méritos em Ribeirão Preto. Os cursos da Unip na cidade receberam médias acima de 4 nas últimas avaliações. Nutrição, enfermagem e ciências contábeis são exemplos do desempenho da instituição, que, pela quantidade de campus espalhados pelo Estado, apresentou um IGC na faixa dos três pontos.

O topo da lista das melhores universidades do País está ocupado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em primeira, segunda e terceira posições, respectivamente. Entre os centros universitários, na ponta do ranking está o Centro Universitário Facex, de Natal, no Rio Grande do Norte, seguido pelo Centro Universitário Christus, de Fortaleza, Ceará, e do Facvest, de Lages, Santa Catarina.


Foto: Pixabay

Compartilhar: