
Atleta ribeirãopretano coleciona pódios em Paulista de Atletismo
Marcos Macedo, que compete em provas para atletas acima de 30 anos, levou três medalhas no último fim de semana
O atleta ribeirãopretano do lançamento de dardo Marcos Macedo se tornou campeão Paulista no último domingo, 13. No fim de semana de competições, ele foi para o pódio em mais duas provas: no lançamento de disco, em que ficou em 3º, e no arremesso de peso, em que conquistou o 2º lugar.
As provas aconteceram no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Ibirapuera, em São Paulo. Logo no sábado, 12, pela manhã, Marcos foi para a disputa do lançamento de disco para aquecer, e abocanhou a primeira medalha do fim de semana, ao conquistar o terceiro lugar, com a marca de 28 metros.
Já na parte da tarde, ele foi para a prova do arremesso de peso. Nela, foi vice-campeão ao lançar o objeto a uma distância de 10 metros e 89 centímetros.
E a evolução de resultados seguiu e chegou ao auge com a principal prova do atleta de 51 anos, o lançamento de dardo, modalidade em que já representou o país no Mundial e Sul-Americano para atletas acima de 30 anos.
No domingo, 13, Dia dos Pais, ele conquistou o título ao lançar o dardo em 43 metros e 89 centímetros - a melhor marca de todas as categorias com atletas de 30 até 55 anos. Mesmo assim, ele lamentou por não ter batido o recorde da prova, de 47 metros, que perdura desde 1984. “Não foi possível bater o recorde. Acreditamos que o esforço do sábado fez com que a musculatura ficasse contraída, travando um pouco o lançamento. Aprendemos e vamos nos preparar para o próximo ano”, comentou o competidor.
Porém, os resultados eram motivo de comemoração, já que além das marcas conquistadas, ele comemorou o Dia dos Pais com as medalhas, e a presença dos três filhos, que foram acompanhar as provas. “A grande vitória foi ter os filhos assistindo à competição no Dia dos Pais. Melhor Dia dos Pais dos últimos anos”, comemorou.
Foto: Arquivo Pessoal