Marcos Gomes pode trazer mais um troféu para Ribeirão

Marcos Gomes pode trazer mais um troféu para Ribeirão

Piloto ribeirãopretano pode ser campeão chegando em 13º na corrida de Interlagos

O piloto Marcos Gomes pode trazer o sexto título da Stock Car Ribeirão Preto neste domingo, 13. O ribeirãopretano precisa de apenas uma 13ª  colocação na etapa derradeira do campeonato, em São Paulo, no Circuito de Interlagos.

O filho do tetracampeão Paulo Gomes chega à decisão com 242 pontos, em 22 corridas disputadas. Foram três vitorias (Curitiba, Santa Cruz do Sul-RS e Campo Grande), quatro segundos lugares, um terceiro, além de cinco poles position. Gomes apenas não pontuou em três baterias.

Mas Marcos precisa desbancar o vice-líder e pentacampeão da Stock Cacá Bueno. Cacá chega a interlagos com 210 pontos, porém ele chegou a esse número com apenas 20 corridas disputadas. Isso porque o piloto não competiu na etapa de Curitiba, em agosto, por cumprir suspensão de reclamações contra a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), na etapa de Ribeirão Preto, quando uma das provas que ele venceu teve de ter uma volta a mais devido a um erro da organização do evento na hora da bandeirada final, o que tirou o piloto do sério.

Além disso, Cacá levou dois troféus de vencedor para casa: dois de segundos lugares e um de terceiro, e completa a campanha com uma pole position. Cacá não pontuou em apenas umas das corridas em que correu.

Marcos Gomes aposta no bom retrospecto em Interlagos para confirmar o título. Das 11 vitórias que o piloto tem na carreira, quatro foram no templo do automobilismo brasileiro (2007, duas em 2008 e 2009). E também, no circuito paulistano, Gomes coleciona três poles (2008, 2010 e 2011).

"Interlagos é uma pista realmente especial para mim. Tenho lembranças muito boas das vitórias aqui, principalmente porque elas marcaram meu início na Stock. Esse ano eu pude vencer em três pistas em que eu nunca havia ganhado, mas realmente seria histórico para mim e para minha família comemorarmos um possível título em casa", aponta Gomes.

Para Marcos ser campeão:

- precisa do 13º lugar, caso Cacá vença;
- precisa do 17º, caso Cacá chegue em 2º;
- precisa da 20ª posição se Cacá terminar em 3º;
- não precisa pontuar se Cacá chegar de 5º para baixo.

Para o Cacá ser campeão:

- Se vencer, precisa que Marcos Gomes chegue no máximo em 14º;
- chegar em 2º se Marcos for 18º;
- ser 3º ser Marcos for o 20º;
- ou ser 4º ser Marcos Gomes não pontuar.

Títulos de pilotos ribeirãopretanos:

Paulo Gomes, pai de Marcos, tem quatro títulos – inclusive o primeiro da história da Stock, em 1979 -, com 40 vitórias – o segundo maior vencedor, atrás apenas de Ingo Hoffmann, com 76 vitórias. O outro ribeirãopretano campeão da Stock é Fábio Sotto Mayor, campeão em 1988. Sotto Mayor é o recordista brasileiro de velocidade com um Stock Car. Em 1991, ele alcançou 315 Km/h na Rodovia Rio-Santos, com um Opala.

 Foto: Fernanda Freixosa/Vicar

 

Compartilhar: