
Morre o ex-jogador holandês Johan Cruyff
Como jogador, Cruyff se consolidou por sua atuação no Ajax, Barcelona e é citado como principal referência da seleção holandesa que ficou conhecida como Laranja Mecânica
Morreu nesta quinta-feira, 24, aos 68 anos, em Barcelona, o ex-jogador e ex-treinador holandês Johan Cruyff. De acordo com informações da conta oficial de Cruyff na rede social Twitter, ele lutava contra um câncer no pulmão descoberto em outubro do ano passado.
Líder da seleção holandesa, que na década de 1970 ficou conhecida como "Carrossel Holandês", uma de suas maiores atuações foi contra a seleção brasileira, em partida válida pelas quartas de final da Copa do Mundo de Futebol de 1974, quando a Laranja Mecânica bateu o Brasil por 2 a 0.
Ainda como atleta, sagrou-se como um dos maiores ídolos da história de Ajax e Barcelona.
O ex-jogador chegou a publicar em seu site uma mensagem informando que o tratamento estava indo bem e de que tinha certeza de que venceria a doença.
Hendrik Johannes Cruyff nasceu em Amsterdã em abril de 1947. Considerado responsável por um estilo revolucionário de jogar futebol, em 1974, na Copa do Mundo da Alemanha, ele liderou a seleção holandesa, conhecida à época como "Laranja Mecânica". Os holandeses perderam a final para a seleção alemã, que jogava em casa e vinha de um vice-campeonato em 1966 e de um terceiro lugar em 1970.