Estado rebaixa região de Ribeirão Preto para a fase vermelha do Plano São Paulo

Estado rebaixa região de Ribeirão Preto para a fase vermelha do Plano São Paulo

Por conta da alta na ocupação de leitos, acima de 80%, serão adotadas medidas mais restritivas nos 26 municípios da DRS XIII

A região de Ribeirão Preto foi rebaixada pelo Governo do Estado de São Paulo à fase vermelha do Plano São Paulo. O anúncio é feito em coletiva de imprensa no início da tarde desta sexta-feira, 29.

A decisão, segundo o Comitê de Contingência do Coronavírus do estado, foi tomada porque a região registrou piora nos índices de novos casos, mortes e chegou a 82% na ocupação das UTIs Covid. A regra vale, pelo menos, até a próxima reclassificação, no dia 5 de fevereiro. 

De acordo com a plataforma leitoscovid.org, a ocupação de leitos de UTI em Ribeirão Preto, nesta sexta-feira, 29, é de 85%. Dos 172 leitos, 147 estão ocupados e 112 pacientes necessitam de respiração mecânica.

"Ribeirão Preto, mesmo com o aumento de leitos [...] vem agora para a fase Vermelha, mas como colocação de leitos na próxima segunda-feira. Em parceria com a prefeitura municipal serão 10 novos leitos e também com o Hospital das Clínicas de Ribeirão, mais 10 novos leitos que devem melhorar essa ocupação da região. Mas eu quero fazer um registro muito importante: enquanto o governo do estado aumenta leitos, [...] o governo federal corta leitos no estado de São Paulo", declarou o secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi.

Regras de funcionamento:

Atividades consideradas essenciais ficam mantidas como supermercados ficam mantidas. Além dos mercados, entre as atividades permitidas pelo Plano São Paulo estão: farmácias, padarias, açougues, postos de combustível, pet shops, hotéis, bancos e lavanderias.

A Prefeitura de Ribeirão Preto deverá publicar regras para a regulamentação, ou não, das medidas estaduais em breve.

Shopping center, galerias e estabelecimentos congêneres
- Atividade não permitida

Comércio em geral
- Atividade não permitida

Consumo local em bares e restaurantes
- Atividade não permitida

Venda de bebidas alcoólicas
- Das 6h às 20h.

Academias, salões de beleza e barbearias
- Atividade não permitida

Indicadores

Segundo os dados divulgados pelo governo estadual, a taxa de ocupação de leitos da região de Ribeirão Preto está entre as três piores do Estado. Além disso, houve um aumento dos novos casos, internações e óbitos em relações aos dados da semana anterior.


Arte Revide

Compartilhar: