Culinária internacional sem viajar
Pratos mesclam técnicas clássicas com um toque de modernidade

Culinária internacional sem viajar

Quando o assunto é gastronomia, Ribeirão Preto conta com diversas opções, que possibilitam, inclusive, uma viagem por sabores típicos de outros países sem sair da cidade

Com uma rica gastronomia, Ribeirão Preto permite que as pessoas viagem pelos sabores de diversos países sem a necessidade de arrumar as malas. Passear por diferentes temperos e culturas é fácil: basta buscar por restaurantes de diferentes origens gastronômicas por meio do Google, redes sociais e até através de indicações. Pensando nessa versatilidade, a Revide listou quatro opções gastronômicas: árabe, francesa, italiana e indiana. Para onde você quer ir hoje? Conheça o roteiro que preparamos para você. 

Indiana 

O chef Neeraj está à frente do Lotus Sweet Spicy

A culinária indiana é rica em especiarias e traz um sabor único, que mistura o suave com temperos marcantes. Em Ribeirão Preto, o Lotus Sweet Spicy, que é o primeiro restaurante indiano do interior de São Paulo, oferece comida indiana e ayurvédica em um cardápio que muda semanalmente. “A culinária ayurvédica trabalha com os doshas – vatta, pita e kapha”, explica Neeraj Bhardwaj, chef e proprietário do Lotus. Segundo Bhardwaj, a comida preparada no restaurante é sempre fresca e os condimentos variam de acordo com o pedido do cliente. Sendo assim, não há desculpas para não saborear as delícias. “Todas os pratos são preparados na hora. Não fazemos comidas semiprontas e antecipadamente”, conta.

Os pratos mais queridos pelos clientes são Mutton Masala, que é um carneiro preparado em molho de tomates e especiarias, o Biryani, um arroz com masala estilo um risoto, o Butter Paneer, ricota em molho de tomate com manteiga, creme de leite e um toque de mel, e o Palak Paneer, que é feito com ricota ao creme de espinafre. “Indico o Menu do chef, que inclui uma entrada, um prato principal e sobremesa. O cardápio muda semanalmente, mas a opção principal é carneiro, que é minha especialidade. Também temos pães indianos – poori, naan etc. –, e Paneer – ricota em molho butter, palak e masala”, conclui o Bhardwaj. O Lotus Sweet Spicy fica localizado no Espaço Lotus Food Park, na rua Raul Peixoto, 729, na Vila Ana Maria. Mais informações podem ser obtidas pelo número (16) 98180.7634 ou 99777.8077. 

Francesa

“O ponto forte das receitas preparadas hoje no Bistrot é a qualidade dos ingredientes e o sabor único”, diz a chef Manuela.
A culinária francesa também é querida na cidade. O Le Petit Bistrot, que é velho conhecido dos ribeirãopretanos, oferece um cardápio com pratos saborosos e bem elaborados. “Somos um pequeno restaurante inspirado originalmente pela culinária francesa tradicional. O ponto forte das receitas preparadas hoje no Bistrot é, sem sombra de dúvidas, a qualidade dos ingredientes e o sabor único, com um toque contemporânea em todas as receitas, em uma fusão muito especial com a gastronomia brasileira”, diz a chef Manuela Ferrão. 

Manuela explica que os pratos são sempre feitos na hora que o cliente faz o pedido. “Sem aquela cara de comida embalada. Os pré-preparos são sempre diários, sendo este, talvez, um dos diferenciais das grandes redes que muitas vezes só fazem a regeneração dos alimentos que já estão congelados e pré-prontos. No Bistrot isso não acontece”, diz a chef. 

De acordo com Manuela, os pratos mais pedidos pelos clientes são: Filet Mignon Bourguignon ao Azeite Trufado com Aligot de Mandioquinha, Magret de Canard ao Molho de Tucupi e Riz de Castanha do Pará e Polvo a Provençal com Massa Fresca Aióli. “Como sugestão, além dos mais pedidos, em 2022, temos o Filet Mignon au Poivre, servido com Risoto de Parmesão e o Filhote a Paraense 2022. Sem dúvidas, são uma excelente pedida”, finaliza a chef. O Le Petit Bistrot fica na rua Thomaz Nogueira Gaia, 1116, no Jardim Irajá. As reservas são feitas pelo WhatsApp: (16) 98270.0331.

Árabe 

“A culinária árabe está dentro de mim, desde que eu nasci”, diz Fida
Uma opção para os amantes da culinária árabe é o Mabruk. O restaurante surgiu dentro de uma loja de presentes que a decoradora Fida Aude tinha na cidade. Era uma experiência nova, pois, em São Paulo, todas as grandes lojas tinham sempre um cantinho para um café ou um lanche. Aos poucos, ele ganhou espaço no negócio e a chef optou por ampliar a proposta para o que é hoje: o Restaurante Mabruk. “A culinária árabe está dentro da gente, dentro de mim desde que nasci. Na verdade, a comida árabe é muito artesanal, você tem que ter paciência. Não se faz um charuto de couve ou de repolho de manhã para comer na hora do almoço, não dá tempo. Tem que cortar, picar a carne, colocar todos os temperos, cozinhar um pouco a folha, enrolar, para cozinhar devagarinho”, explica Fida.

De acordo com a chef, a casa faz o possível para manter as tradições. “Por exemplo, o kibe cru é feito com trigo importado, que vem do Líbano. Todos os dias chega carne fresca no restaurante. A gente não tem carne congelada. Todo dia fazemos um kibe cru, servimos com gelo, temos o maior cuidado”, comenta. No restaurante, os pratos preferidos dos clientes são: kibe cru, arroz com beringela, que é sírio e envolve beringela, arroz, carne e todos os temperos, e o Chich barak, que remete muito às pessoas da colônia árabe, e Chich barak, muito conhecido no Mabruk. A casa fica na rua Cerqueira César, 1556. Mais informações pelos tels.: (16) 3636.2280 e 99797.8202.

Italiana

A essência indiana do Chef Ashok, aliada às clássicas receitas italianas, trazem um sabor especial para o L’Osteria
Para quem não abre mão do sabor da Itália, a dica é o restaurante L’Osteria. O chef Ashok Korapati traz para o menu, desde receitas tradicionais às mais contemporâneas, sempre com toques autorais. “A essência indiana do chef, aliada às clássicas receitas italianas, fazem toda a diferença e trazem um sabor todo especial para o L’Osteria”, diz Isabela Antunietti, responsável pelo marketing do restaurante. 

O restaurante, que tem como marca registrada as massas e gelatos, traz modernidade e sofisticação, em pratos feitos com ingredientes frescos, unidos aos clássicos das receitas italianas. “Para fazer os melhores pratos, temos que ter os melhores ingredientes, muitas vezes, de origem internacional”, explica Isabela. Entre os pratos favoritos dos clientes estão: o Carpaccio Di Manzo, uma das entradas disponíveis no restaurante, as Lâminas de filé mignon ao molho de mostarda e alcaparras, lascas de parmesão e rúcula, e o Penne Con Gamberi e Funghi, preparado ao molho branco trufado, com camarão mix de cogumelos salteados com manjericão e finalizado com raspas de limão siciliano. A sobremesa mais pedida é o Brownie com gelato de baunilha e ganache de chocolate. O L’Osteria fica na rua Mariano Pedroso de Almeida, 260, Alto da Boa Vista. Mais informações pelo tel.: (16) 3236.5123. 


Fotos: Revide/ Divulgação

Compartilhar: