Ribeirãopretanas de coração, irmãs representam a cidade em competição de gastronomia nacional
Confira a entrevista com as irmãs no Portal Revide

Ribeirãopretanas de coração, irmãs representam a cidade em competição de gastronomia nacional

Lilian Guimarães Machado e Ana Paula Guimarães Machado participam da nova edição do “Cozinheiros em ação”

As irmãs Lilian e Ana Paula em ação na cozinha Em Ribeirão Preto há mais de 30 anos, as irmãs Lilian Guimarães Machado, 44 anos, e Ana Paula Guimarães Machado, 47 anos, representam a cidade em uma competição de gastronomia nacional. A dupla participa da nova edição do “Cozinheiros em ação”, reality show transmitido pelo canal GNT.

Especialista em produtos médicos, Lilian, nascida em Jacareí, foi quem enviou uma inscrição para participar do programa. O interesse dela pela gastronomia surgiu por apreciar a comida comida da mãe, vendo a matriarca cozinhar com facilidade. Daí à inscrição para o programa, foram cumpridas algumas etapas.

“Assisto ao programa desde a primeira temporada e me via ali fazendo os pratos no lugar daqueles participantes. Para chegar até lá, passamos por uma etapa classificatória. Respondemos questionários, mandamos um vídeo de três minutos, além de fotos de comidas que fizemos. Por último, uma entrevista via Skype”,  diz Lilian.

Ela gosta de cozinhar para os filhos, que são os maiores críticos, e receber os amigos em casa. “Já encarei como hobby, sim, hoje até penso que algo novo pode surgir na minha vida em relação à gastronomia. Me redescobri dentro da gastronomia, que abrange muito mais do que apenas cozinhar! Tenho lido e pesquisado bastante sobre essa área e me encantei com a base de tudo. Representar Ribeirão é um orgulho, pois essa cidade nos acolheu”.

O programa teve início na última semana, mas as irmãs já se classificaram para a segunda etapa. A executiva de vendas na área médico hospitalar, Ana Paula Guimarães, outra participante, diz que ficou sabendo do reality só após a inscrição.

“A Lilian me inscreveu e só me ligou avisando. Quando fomos selecionadas, passamos por entrevistas. Fomos criadas em uma escola muito boa de gastronomia. Minha mãe é excelente cozinheira e, minha avó  incentivava muito esse lado em nós. Nós somos em quatro irmãs, em nossas férias praticávamos receitas com base nos programas a que assistíamos”, fala Ana Paula.

Para ela, a cozinha é um hobbie. “Eu cozinhava muito pouco, já que em casa apenas lanches eram considerados jantar. A gastronomia é uma arte. E em tudo que se faz, temos que colocar sentimento. A comida demonstra tudo isso, na escolha da receita, nos ingredientes, no preparo, no empratar e no servir. É uma área que está no nosso sangue. Temos uma irmã que é chef e muito boa”, explica a cozinheira.

Nascida em São Paulo, na capital, ela espera levar o nome de Ribeirão Preto até a final do programa. “Passamos para a próxima fase. Entretanto, ainda são muitos participantes. Tenho que me manter na competição até que as duplas se separem”, finaliza.

Ribeirão Preto em programas gastronômicos

Não é a primeira vez que Ribeirão aparece em programas culinários na televisão. Em 2015, no mesmo “Cozinheiros em ação”, o atual secretário de esportes da cidade, Ricardo Aguiar, participou com o irmão. Ricardo foi o quarto finalista.

Já a vencedora da primeira edição do programa Masterchef no Brasil, Elisa Fernandes, também é ribeirãopretana. Campeã do reality, ela vive atualmente entre o Brasil e a França, onde estudou para se especializar na cozinha.


Foto: Divulgação

Compartilhar: