Incidentes com árvores já causaram mais de 300 quedas de energia no ano
Incidentes com árvores já causaram mais de 300 quedas de energia no ano

Incidentes com árvores já causaram mais de 300 quedas de energia no ano

Mais de 12 mil árvores foram podadas para evitar acidentes com a rede elétrica em Ribeirão Preto

Em maio deste ano, uma árvore de 40 metros de altura caiu sobre a fiação elétrica no bairro Riberânia, em Ribeirão Preto, e deixou mais de 2 mil imóveis no bairro com problemas de fornecimentos de energia por quase 5 horas.

Lembre:
Queda de árvore deixa parte da Ribeirânia sem energia

E incidentes do tipo acontecem com frequência nas épocas de chuvas mais fortes. De acordo com a distribuidora de energia na região de Ribeirão Preto, a CPFL, essa é uma das principais causas da falha de fornecimento aos clientes.

Tanto, que a concessionária, apenas nos primeiros seis meses de 2016, realizou a poda de mais de 12,4 mil árvores. Na região o número chega a 72 mil, de acordo com a empresa. No período, a distribuidora registrou cerca de 370 ocorrências de falta de energia causadas por interferência de árvores na rede elétrica em Ribeirão Preto.

“Em dias de chuva ou vento forte, um dos principais motivos que levam à falta de energia são causadas por galhos ou árvores. Com este trabalho, pretendemos reduzir sensivelmente esses casos e melhorar a qualidade do serviço prestado”, afirma Francisco Carlos Martins, gerente de serviços de rede da concessionária.

O contato das árvores com a rede elétrica pode trazer consequências sérias como vazamentos de corrente elétrica da rede para o solo, podendo inclusive atingir pedestres, o rompimento de condutores, com risco de acidentes com pessoas e o risco de curto-circuito, com interrupção de energia, que podem levar a danos em aparelhos elétricos das residências.


Foto: Ibraim Leão

Compartilhar: