Preservação do Aquífero Guarani pode virar matéria em escolas na região de Ribeirão
Cravinhos já participa de ações de preservação do Meio Ambiente em parceria com o Ministério Público

Preservação do Aquífero Guarani pode virar matéria em escolas na região de Ribeirão

Em Cravinhos, Secretaria da Educação quer que Educação Ambiental seja adotada pelas escolas

A preservação do Aquífero Guarani, entre outros temas relacionados ao Meio Ambiente, pode virar matéria nas escolas de Cravinhos, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Os alunos da rede municipal da cidade já têm entrado em contato com ao assunto, no entanto, a ideia é que a comunidade fique ainda mais consciente sobre a necessidade de conservação dos recursos naturais.

A iniciativa parte da Secretaria da Educação de Cravinhos em parceria com o Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (Gaema) do Ministério Público de São Paulo. O assunto deve ser discutido pelo Conselho de Educação do município no início de 2019, e depois, deve tramitar pela Câmara Municipal para que possa ser analisado e votado pelos vereadores.

A secretária da Educação de Cravinhos, Margarete Stella Moraes, explica que a preservação do Meio Ambiente já tem sido tratada em sala de aula nos últimos anos, com os estudantes entrando em contato com temas relacionados ao desperdício da água e descarte de resíduos sólidos.

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“Esse é um excelente projeto. Fora de série. Porque queremos que as crianças levem para os pais e para toda a comunidade. O envolvimento da comunidade é fundamental, porque você ensina, ensina para a criança na escola, mas chega em casa, e os pais não fazem. É uma coisa contraditória. A escola prega um valor e chega em casa, aquilo não é cultivado”, diz a secretária sobre a necessidade do assunto ser ainda mais aprofundado em sala de aula.

“Em estudos da nossa equipe, decidimos que tem que ser o professor de Ciências que deve aplicar essa disciplina. O conteúdo foi desenvolvido a partir da Base Nacional Comum Curricular. E colocamos na grade e todos os alunos da rede municipal, vão ter aulas sobre educação ambiental”, complementa Margarete.

Campanhas de Educação Ambiental

Essas campanhas que levam para as escolas iniciativas de preservação do Meio Ambiente são desenvolvidas há alguns anos com parcerias entre o município e o Gaema, que busca realizar campanhas para aumentar a conscientização da sociedade a respeito da conservação dos recursos naturais.

Além de Cravinhos, outros municípios da Região Metropolitana de Ribeirão Preto, como Barrinha e Serra Azul também participam das ações. Para a promotora do Meio Ambiente Cláudia Habib, isso se trata de mais de duas frentes de trabalho.

“Essas campanhas vão ser desenvolvidas não só para a sociedade, mas também, para as escolas e com alguns jogos lúdicos com questões interativas para os alunos. São duas frentes de trabalho”, salienta a promotora.

O material é desenvolvido com o apoio de universidades, que apresentam um material especial para a comunicação dos temas abordados com os estudantes. “Na questão da água, além da campanha publicitária, também surgiu a ideia de desenvolver alguns materiais mais específico para se trabalhar com as escolas. Para que as professoras possam usar com os alunos em sala de aula com o tema da água, com o aquífero guarani, para atrair a atenção das crianças para esses temas para as crianças”, explica o professor universitário Fernando Mello, que colabora com o projeto.

Para 2019, está sendo desenvolvido um quizz, para levar as discussões abordadas em sala de aula de maneira mais lúdica para os estudantes. Um dos testes será justamente sobre o Aquífero Guarani.

“Muitas vezes, as pessoas não tem noção da qualidade da nossa água no Aquífero Guarani aqui em Ribeirão Preto e na nossa região. O quizz desmitifica algumas ideias que as pessoas têm sobre o Aquífero, e ao mesmo tempo, traz aquelas dicas que são dadas e, que ao mesmo tempo, são básicas, mas que são importantes de serem lembradas sobre o consumo consciente da água e a não poluição da água”, complementa o professor.


Foto: Arquivo Revide

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