Ribeirão Preto tem 93 áreas verdes "adotadas"  por empresas
Empresas privadas cuidam da manutenção das áreas em troca de espaços publicitários

Ribeirão Preto tem 93 áreas verdes "adotadas"  por empresas

São três parques, sete áreas verdes, 15 praças e 68 canteiros centrais cedidos às empresas

A cidade de Ribeirão Preto possui 93 áreas verdes que foram "adotadas" por instituições privadas e pela sociedade civil organizada. Fazem parte do Programa Cidade Verde, áreas verdes, praças, canteiros e parques que recebem os cuidados dessas empresas em troca de espaços publicitários.

A lei que estabelece o programa permite que sejam formuladas parcerias para implantação, conservação, recuperação ou manutenção de locais públicos. Em contrapartida, as empresas poderão fixar placas indicativas da parceria nas áreas verdes. As placas estão dentro dos parâmetros da Lei da Cidade Limpa e não devem passar de 60 cm de altura por 90 cm de altura.

Os termos da parceria tem validade de um ano, renováveis automaticamente anualmente até o período máximo de cinco anos. Desde julho de 2018, a coordenação do programa passou a ser realizada pela Divisão de Praças e Parques Públicos da Coordenadoria de Limpeza Urbana.

A partir de então, teve início a revisão de todos os processos com a realização de vistorias, avaliação da documentação necessária e da instalação correta das placas. Com essa avaliação, foram rescindidos 14 termos de parceria, principalmente em função da falta de serviços adequados de manutenção das áreas verdes.

Das 93 áreas verdes em parceria atualmente, sete são áreas verdes, 68 canteiros centrais, três parques (Tom Jobim, Maurilio Biagi e Luís Carlso Raya) e 15 praças. Ao todo, 65 empresas participam do projeto.

Como participar?

Os interessados em participar do Programa Verde Cidade devem protocolar uma solicitação junto ao Protocolo Geral, localizado na rua Cerqueira Cesar, nº 371, ou no Poupatempo, através de requerimento padrão e documentação complementar:

Contrato social da empresa solicitante; cópia do documento de identidade do responsável pela empresa (ou procurador devidamente documentado); descrição da área requerida, ilustrada com croqui, que pode ser imagem de internet e descrições das ações que a empresa pretende desenvolver na área.

Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail: [email protected], ou pelo telefone: (16) 3968-8663 – ramal 8692.


 


Foto: Divulgação /CCS

Compartilhar: