Justiça desconsidera queixa de empresa investigada na Sevandija contra secretário de Dárcy
Justiça desconsidera queixa de empresa investigada na Sevandija contra secretário de Dárcy

Justiça desconsidera queixa de empresa investigada na Sevandija contra secretário de Dárcy

Aegea Engenharia entrou com ação de difamação contra Tanielson Campos por declarações após ele ter assumido o Daerp

A Justiça de Ribeirão Preto rejeitou uma queixa de difamação contra o ex-superintendente do Daerp (Departamento de Água e Esgoto de Ribeirão Preto), Tanielson Campos, movida pela Aegea Engenharia, investigada na Operação Sevandija. A queixa foi feita a partir de declarações de Campos sobre os prejuízos encontrados no Daerp, quando ele reassumiu a superintendência da autarquia.

Leia mais:
Daerp aponta diferença de 24% em contrato da Aegea

Aegea Engenharia nega que tenha irregularidades em contratos com Daerp
Diretores da Aegea se recusam a responder perguntas na CPI do Daerp

O juiz Junio Cláudio Campos Furtado considerou que as declarações de Tanielson foram meramente informativas. “[...] Inexistente qualquer afirmativa [...] ofensiva à honra [...].Com efeito, pois apenas e tão somente se extrai do texto a indicação de que, em face do designado ‘Relatório de Análise’, foi apurada a informada diferença contratual, ainda sujeita a novo levantamento”, apontou Furtado.

À época, Tanielson acumulava o cargo de secretário de Turismo do governo Dárcy Vera. Ele assumiu interinamente o Daerp após a prisão do então superintendente Marco Antonio dos Santos, durante a Operação Sevandija. A Aegea havia questionado a sindicância interna na autarquia, instaurada após a deflagração da operação, que teria apurado "uma diferença contratual de 24,7% de diferença entre o valor executado de obras contratadas junto a empresa e o valor medido pelo Daerp”, indicando que essa poderia ser uma das fontes de desvios apurados pela investigação. Porém, o próprio superintendente, na ocasião, afirmou que seria necessária uma medição da qualidade das obras executadas.

No relatório divulgado, o Daerp havia informado que a autarquia já tinha pago R$ 52 milhões à empresa, mas somente o equivalente a R$ 45 milhões teria sido executado. Um dos conselheiros da empresa, José Carlos Amin, foi um dos detidos pela Sevandija, por supostamente realizar o pagamento de propina para o ex-diretor técnico do Daerp, Luiz Mantilla.

A empresa nega qualquer recebimento indevido em relação ao contrato que mantém com a autarquia, afirma que atua com a integridade e transparência e garante que sempre esteve à disposição das autoridades para esclarecimento dos fatos.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: