O 'caos' que levou Ribeirão Preto ser notícia nos Estados Unidos
‘O caos’ que levou Ribeirão Preto ser notícia nos Estados Unidos

O 'caos' que levou Ribeirão Preto ser notícia nos Estados Unidos

O jornal The Wall Street Journal publicou reportagem destacando a Operação Sevandija, ‘mais um escândalo de corrupção entre centenas sob os holofotes no País’

O jornal norte-americano The Wall Street Journal publicou uma reportagem na terça-feira, 7, em que trata dos casos de corrupção no Brasil, com destaque para a Operação Sevandija, em Ribeirão Preto. Na reportagem intitulada Brazil, Widening the Hunt for Corruption, Finds It Under Every Rock, é destacado “mais um escândalo de corrupção entre centenas sob os holofotes no País”.

O texto, que apresenta todo âmbito da Operação Sevandija, da Polícia Federal e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), fala do possível envolvimento da ex-prefeita Dárcy Vera (PSD) no conluio que levou para a cadeia 16 pessoas, entre elas a própria Dárcy e o ex-presidente da Câmara Municipal, Walter Gomes, além de citar o “misterioso” suicídio do empresário Marcelo Plastino.

A reportagem ainda comenta que o atual prefeito, Duarte Nogueira (PSDB), é suspeito de participar de outro esquema de corrupção por ter sido citado na lista da Odebrecht, empresa investigada na Operação Lava Jato. Nogueira nega qualquer envolvimento.

O texto contextualiza a situação política do País, que tem grande parte dos políticos de alto escalão em Brasília investigados pela Operação Lava Jato, em razão de superfaturamentos de contratos da Petrobras, que teriam desviado mais de US$ 13 bilhões - o que o texto aponta que impactou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

O trabalho ainda faz um balanço desses casos, entrevistando o professor de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Gustavo Justino de Oliveira, que diz que corrupção no Brasil é “crônica e endêmica”, e que a Lava Jato está ajudando a limpá-la, sendo exemplo para outras no País. Ele também fala que os problemas envolvendo a corrupção dos políticos têm feito alavancar nomes de pessoas não ligadas à política neste meio, como Dr. Rey, famoso nos Estados Unidos, e que promete candidatura nas eleições de 2018, além do crescente número de pessoas que pedem pela volta da ditadura militar.

A jornalista Samantha Pearson, correspondente de jornais estrangeiros no País, ainda diz que o “escândalo” em Ribeirão Preto está chacoalhando a política local e “causando o caos”, compartilhando a opinião da vereadora Gláucia Berenice (PSDB), uma das entrevistadas na reportagem, que de acordo com o texto “foi posta à força” à frente da prefeitura para conclusão do mandato.

Samantha ainda diz que a “The Parasite scandal” (escândalo da Sevandija), tem um “improvável” enredo, como se fosse uma novela, o que teria chocado os eleitores desde os mais simples até a elite politica. Em comparação entre Dárcy Vera e o ex-presidente Lula, a reportagem diz que ambos, hoje investigados, foram elevados a cargos políticos eleitos pelos votos dos mais pobres. Ainda comenta sobre a “obsessão” pela cor rosa de Dárcy.

O texto vai mais fundo do que a contextualização das investigações. Ele tenta compreender os impactos da corrupção na sociedade, como a falta de repasses para o Hospital Beneficência Portuguesa, que teria forçado a entidade pedir empréstimos bancários de R$ 3 milhões para manter o funcionamento e para pagar até os salários dos médicos. Além de pessoas afetadas pelo escândalo, como uma mulher que teve a perna amputada após mau atendimento em um hospital público.


Foto: Julio Sian

Compartilhar: