Gaviões Carcarás do Bosque recebem próteses parciais
Gaviões Carcarás do Bosque recebem próteses parciais do bico

Gaviões Carcarás do Bosque recebem próteses parciais

Medidas para o procedimento foram retiradas na tarde desta terça-feira, 28

Na tarde desta terça-feira, 28, dois filhotes de Gaviões Carcarás do Bosque Zoo Fábio Barreto, com cerca de oito meses de idade, tiveram as medidas das mandíbulas tiradas para a implantação de próteses na parte inferior dos bicos.

Os animais chegaram ao bosque em dezembro de 2015 e fevereiro deste ano, já sem a parte inferior da mandíbula, que é essencial para alimentação da ave. Segundo o veterinário do bosque, César Branco, os gaviões nasceram sem a parte inferior do bico, pois não há nenhum sinal de fratura. “Os animais já chegaram aqui sem a parte inferior dos bicos, sem nenhum sinal de fratura ou ferimento.”, conta o especialista.

Branco explica que a anormalidade pode ter sido causada por dois fatores: cruzamento entre parentes ou intoxicação agrotóxica de alimentos ingeridos pelos pais. “Não é muito comum dois animais nascerem com o mesmo problema, então provavelmente foi cruzamento entre parentes próximos, ou intoxicação por algum alimento consumido pelos pais”, afirma o veterinário.

De acordo com o chefe do zoológico, Alexandre Gouvêa, é comum o bosque receber animais vitimados. “Recebemos em média três animais vitimados por dia, com ferimentos de pedradas, cerol, maus-tratos, atropelamentos e órfãos de pais”, conta.

Os gaviões receberão duas próteses diferentes, uma natural e uma artificial, para que os especialistas possam realizar a comparação entre elas, e verificar quais as melhores opções para futuros casos semelhantes. “Geralmente o pessoal faz próteses naturais, que são com o próprio bico animal, ou a artificial. Vamos realizar as duas para fazer a comparação entre elas.”, explica Branco.

A natural será de um bico verdadeiro tratado, de um gavião que veio a óbito. Já a artificial, será fabricada voluntariamente pela empresa Done 3D Store, por meio de uma impressão 3D. As medidas foram escaneadas através de um equipamento infravermelho.

Próteses e adaptação dos gaviões CarcarásImagens escaneadas do animal

Os Gaviões Carcarás chegaram ao zoológico debilitados, pois já haviam passado da fase de serem alimentos pelos pais, e com a ausência  da mandíbula inferior, não conseguiam alimentos sozinhos. No local, os animais são alimentados por meio de pinças, que introduzem pedaços de carnes na boca da ave.

Um dos carcarás receberá a prótese sintética que será fabricada por meio da impressora 3D, procedimento nunca feito antes no zoológico. De acordo com os representantes da empresa Done 3D Store, o objetivo do procedimento é oferecer uma vida normal para o animal. “Não temos como estimar o tempo de adaptação do animal, por conta de um animal ser diferente do outro, mas nosso objetivo é proporcionar uma vida normal aos gaviões”, afirma os representantes da Done 3D Store.

A primeira impressão será feita de plástico e ficará pronta em menos de uma semana. Caso não haja uma adaptação da ave, por conta do material, haverá outras impressões, que ocorrerão até o resultado desejado.

Já o outro gavião receberá um bico de um animal que foi a óbito, procedimento já realizado pelo veterinário César Branco. “Confiamos nos procedimentos, porém há sempre uma chance de rejeição do organismo do animal”, explica Branco.

Após a colocação da prótese, os animais continuarão no bosque para se adaptarem e garantirem o sucesso do procedimento.


Fotos: Gabriela Maulim

Compartilhar: