Câmara irá convocar secretário para explicar demora na abertura de empresas em RP
Durante a sessão, vereadores também solicitaram uma moção de repúdio ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL)

Câmara irá convocar secretário para explicar demora na abertura de empresas em RP

Veja o que mais foi discutido na Câmara de Ribeirão Preto nesta quinta-feira, 31

A Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto aprovou um requerimento para a convocação do secretário de Planejamento e Gestão, Edsom Ortega, para explicar a demora no atendimento a contadores, como a abertura de empresas e a emissão de Habite-se.

O requerimento, de autoria do vereador Rodrigo Simões (PDT), toma como base várias reclamações de contadores e trabalhadores da área. Em mensagens anexadas pelo além da demora no atendimento, profissionais reclamam que apenas um servidor é responsável por todo o atendimento no município.

"Está difícil o atendimento lá, os processos que demoravam no máximo dois dias, agora passam semanas e o funcionário nunca está no setor. Péssimo serviço", escreve um contador.

"Em Ribeirão Preto já está passando da hora de se ter uma secretaria voltada para agilização de abertura e ampliação de novos negócios. Tudo aqui é extremamente travado, e feito com um pouco caso vergonhoso", alegou outro profissional.

Com a aprovação do requerimento, o projeto de resolução que oficializa a convocação, deve ser votado na próxima sessão.

"Ministro Ortega"

Os vereadores Orlando Pesoti (PDT) e Renato Zucoloto (PP) criticaram uma suposta "soberba" do secretário Ortega. Pesoti afirmou que o secretário não respeita a Câmara e ignora os chamados do legislativo.

Já Zucotolo, usou de ironia na crítica. "Vereador não tem competência para convocar ministro. Tinha que ser o congresso nacional. Se quiserem convocar o primeiro ministro, tudo bem. Eu voto sim, mas não sei se ele vem", brincou.

Acabou de chegar

Também foi aprovado um requerimento para convocar o coordenador de limpeza Urbana Joselito Campos da Silva. Segundo o autor do pedido, o vereador Waldyr Villela (PSD), Silva deverá dar explicações sobre o "descaso com a limpeza urbana verificado em nossa cidade".

Joselito tomou posse no dia 15 deste mês. Apesar do pouco tempo, o vereador Jean Corauci (PDT) alegou que é dever do coordenador responder pelo setor a qualquer momento. "Nem que eles esteja há uma hora lá", afirmou.

"Vai pra Coréia do Norte"

Maurício Gasparini (PDSB) repudiou a fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) que insinuou a volta do Ato Institucional número 5, o AI-5. Mais cedo, o PSDB emitiu uma nota de repúdio ao deputado, que contou com o apoio do prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

"Deveríamos fazer uma moção de repúdio a esse cidadão. Porque resgatar, em pleno 2019, um movimento como esse [...] Seria a volta da ditadura no nosso país. Eu quero repudiar com todas as minhas forças", declarou Gasparini.

Segundo o tucano, a crítica foi  "em memória" ao jornalista, recém falecido, Saulo Gomes,que atuou durante a ditadura militar

"Para quem gosta de ditadura, vai para a Coréia do Norte, vai pra China. E fica por lá", criticou Marcos Papa (Rede).

O parlamentar foi apoiado pelos vereadores Luciano Mega (PDT), Jorge Parada (PT), Rodrigo Simões (PDT) e pelo presidente da Câmara, Lincoln Fernandes (PDT).

Leia mais:
Nogueira apoia nota do PSDB em repúdio à fala de Eduardo Bolsonaro

Prato meio cheio ou meio vazio

Antes da sessão, durante a Comissão Especial de Estudos (CEE) que acompanhar a implantação e instalação da segunda unidade do Bom Prato, os integrantes da Comissão discordaram quanto ao desfecho dos trabalhos.

Após a fala do secretário de assistência Social e ex-diretor do Bom Prato, Guido Desinde Filho, Igor Oliveira (MDB) declarou que espera, e acredita, que o restaurante popular será entregue ainda em 2020, segundo promessa feita pelo governador João Doria  (PSDB) e o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).

Por outro lado, Adauto Marmita (PL), acredita que o restaurante não será entregue. E, se for, será utilizado como capital político para as disputas eleitorais de 2020.

"Não vai sair esse Bom Prato, se nem um aquecedor para a Cava do Bosque saiu, imagina o Bom Prato! Eu não fico me iludindo. Esquece isso", afirmou.

Segundo Desinde Filho, a Prefeitura realiza estudos técnicos em uma quarta localização para a construção do restaurante. Contudo, o secretário não confirmou onde fica essa área.

Leia mais:
Prefeitura de Ribeirão Preto afirma que Bom Prato será entregue até o final de 2020

 


Foto: Allan S. Ribeiro/Câmara Ribeirão

Compartilhar: