Câmara vota lei que cria sistema do patrimônio cultural de Ribeirão
Câmara vota lei que cria sistema do patrimônio cultural de Ribeirão

Câmara vota lei que cria sistema do patrimônio cultural de Ribeirão

Sistema Municipal de Patrimônio Cultural passou por duas audiências públicas e reformula o Conppac

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto vota na sessão desta quinta-feira, 1, lei complementar que cria o novo Sistema Municipal de Patrimônio Cultural (SMPC-RP), encaminhada à Casa pela prefeita Dárcy Vera (PSD), após passar por audiências públicas.

O SMPC integrará o Sistema Municipal de Cultura. E o mesmo texto trata ainda da reformulação do Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural (Conppac), pois a lei que o regulamenta atualmente é de 1971. Isso porque, a lei complementar 2.211, de 2007, foi suspensa por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin).

O texto será avaliado pelos vereadores em regime de urgência especial, após as propostas terem sido analisadas pela população em duas audiências públicas, uma em setembro e outra em junho deste ano.

Com as contribuições da sociedade civil, agora o Conppac passará a ser uma gestão tripartite, com três grupos de sete membros representando a sociedade civil organizada, a sociedade civil eletiva e o poder público.

Com a inclusão de mais vagas destinadas a representantes do patrimônio imaterial, que deverão ser ocupadas por meio de votação, o assunto passará a ser levado em consideração nas discussões sobre a preservação do patrimônio cultural da cidade, como pedia representantes da sociedade civil nas reuniões para formulação das propostas.

Pagando a conta d’água

Os vereadores também votam nesta quinta-feira, o Programa de Recuperação Tarifária no Daerp para diminuir os débitos dos usuários da rede junto à autarquia até o próximo dia 23 de dezembro.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: