Debate entre candidatos a prefeito de Ribeirão terá audiodescrição
Debate entre prefeitos de Ribeirão terá audiodescrição para deficientes visuais

Debate entre candidatos a prefeito de Ribeirão terá audiodescrição

Mecanismo estará disponível para quem tem TV digital; Debate do SBT acontece nesta terça-feira, 27, a partir das 22h30

Nesta terça-feira, 27, acontece o terceiro debate entre os candidatos à Prefeitura de Ribeirão Preto, com transmissão pela televisão, no SBT, a partir das 22h30. O debate é realizado em parceria com a subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que terá audiodescrição para auxiliar os eleitores com deficiência visual.

A voz que transmitirá cada ação (não verbal) dos candidatos será do locutor José Geraldo, o Gera, que há 30 anos trabalha para a emissora, além do também locutor, Vinícius Rocha. A ação partiu através do pedido do Ministério Público Federal, para que ao longo da campanha eleitoral, os programas oferecessem esse mecanismo como medida de inclusão.

A recomendação partiu da procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, que aponta que como a acessibilidade é um direito das pessoas com deficiência, e é o dever da sociedade prestá-la, é também necessário que as instituições públicas “garantirem o pleno acesso às informações indispensáveis para o exercício da cidadania”.

O dispositivo poderá ser acionado pelos telespectadores que têm televisão digital, nos canais de áudio 7 e 8, do canal de vídeo 5.1. Gera conta que foi montada uma estrutura nos estúdios da emissora, que ficarão em uma sala ao lado do estúdio onde haverá o embate entre os políticos.

“Vamos descrever tudo o que for possível observar e imaginar que vai ser útil para os telespectadores poderem escolher o melhor candidato. Já estamos há um bom tempo estudando a legislação e gravamos um programa piloto, com muito cuidado para não ferir nenhuma lei eleitoral”, garante o locutor.

Após o debate do SBT, o último encontro entre os pretendentes ao Palácio Rio Branco acontecerá na quinta-feira, 29, a partir das 22h30, e será transmitido pela EPTV.

Confira o que rolou nos debates da TV Clube e na Record, que ocorreram no último fim de semana:

Primeiro debate na TV tem embates entre candidatos à prefeitura de Ribeirão

Seis desentendimentos no debate de candidatos à prefeitura de Ribeirão

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: