Vereadores derrubam decreto da prefeita em sessão de apoio ao Sistema S

Vereadores derrubam decreto da prefeita em sessão de apoio ao Sistema S

Os vereadores também derrubaram decreto da prefeitura que permitia a construção na praça da Catedral

Em sessão repleta de manifestantes, os vereadores de Ribeirão Preto derrubaram um decreto da Prefeitura que permite o não cumprimento da lei que proíbe construções de qualquer tipo nas praças da Catedral e das Bandeiras, nesta quinta-feira, 8, na Câmara Municipal (leia mais abaixo).

Estudantes e professores do Sesi e Senai, integrante do Sistema S, que sofrerá corte no orçamento de 30% a partir de 2016, e representados pelo Fórum das Entidades de Ribeirão Preto (Ferp), foram pedir o apoio dos parlamentares em ato contra o corte de recursos.

Os vereadores Ricardo Silva (PDT), Samuel Zanferdini (PMDB) e Cícero Gomes (PMDB) subiram ao palanque para cumprimentar os estudantes por lotarem o plenário da Câmara e criticaram o Governo Federal.

Ricardo Silva declarou que não se pode tolerar esse “desrespeito do Congresso Nacional”, já Zanferdini disse que a incompetência do Governo Federal não pode esbarrar na educação e afirmou “vai tirar de outro lugar, mas não da educação”.

Maurílio Romano (PP) foi mais um que se mostrou a favor do Sistema S, e anunciou que os vereadores assinaram uma carta de repúdio contra o corte de 30% do orçamento do Sistema S, pelo governo federal.

Já o André Luiz da Silva (PC do B), lembrou que os estudantes da rede estadual também estão em luta contra o fechamento de quatro escolas no município. E o vereador pediu para que a população seja solidária a esses manifestantes. “Hoje é a escola do seu amigo, do seu vizinho, mas amanhã pode ser a escola do seu filho. Por isso, fechamento, não”, exclamou.

Decreto caiu

Antes das manifestações contra o corte do orçamento do Sistema S, os vereadores votaram a derrubada do decreto da prefeita Dárcy Vera (PSD), que permitia o não cumprimento da lei 2.728/15, que proíbe a construção das estações de ônibus próxima a Catedral Metropolitana de Ribeirão Preto.

Foram 14 votos a 0, além três abstenções dos vereadores Beto Cangussu (PT), Coraucci Netto (PSD) e Giló (PP). A proposta para derrubada do veto foi de Rodrigo Simões (PP), que acha um desrespeito da prefeitura o confronto com uma legislação criada pelos parlamentares.

Revide On-line
Leonardo Santos
Fotos: Divulgação/Câmara Ribeirão Preto

Compartilhar: