Ex-vereador de Ribeirão Preto é preso em cidade pacata da Paraíba
Oliveira Júnior estava foragido desde 2017

Ex-vereador de Ribeirão Preto é preso em cidade pacata da Paraíba

Político estava escondido e foi encontrado após entregar documento falso para a Polícia Militar

O ex-vereador de Ribeirão Preto, Élio Aparecido de Oliveira Júnior, condenado a 15 anos de prisão pela morte do advogado Humberto da Silva Monteiro e a mais cinco anos pela tentativa de assassinato do radialista Josué Dantas Filho, em 2006, foi preso na noite dessa terça-feira, 25, em Cubati, no interior da Paraíba.

O empresário, que também foi presidente do Ituano Futebol Clube e vice-prefeito da cidade aguardava em liberdade o julgamento de recurso, mas teve a ordem de prisão decretada e foi considerado foragido em 2017. Ele usava documentos falsos, mas foi denunciado por moradores da pequena cidade que estranharam o estilo de vida do ex-político.

Oliveira Júnior utilizava o nome de José Djalma Santos Dias, na Paraíba

Parado em uma blitz, ao ser abordado pela Polícia Militar, Oliveira Júnior apresentou documento falso de identidade e chegou a ser liberado pelos policiais. Numa nova abordagem, a autenticidade do documento foi checada com apoio da Polícia Civil e a fraude foi descoberta.

Foragido desde 2017, o empresário foi preso e autuado por falsidade ideológica. Na manhã desta quarta-feira, 26, a prisão do ex-político foi mantida após a passagem pela audiência de custódia. Entretanto, Júnior foi transferido para a prisão de Soledade, naquela região.

Ele permanece preso até que sua transferência seja realizada ao Estado de São Paulo. A viagem deve ocorrer até o final desta semana.

Segundo o delegado seccional da 13ª Delegacia Distrital, Pedro Ivo Soares, no momento em que a polícia percebeu a irregularidade, Oliveira Júnior foi levado para a Delegacia de Picuí, onde foi decretada prisão pelo delegado plantonista Fernando Zoccola.

Relembre a passagem de Oliveira Júnior por Ribeirão

Oliveira Junior estava foragido desde 2017Após se envolver em toda a polêmica na cidade de Itu, Oliveira Júnior se mudou para Ribeirão Preto, onde conseguiu se eleger vereador em 2008 com a quantia de 4.392 votos. Ele pertencia ao partido político PSC.

Leia mais:
Ex-vereador Oliveira Júnior é condenado por homicídio
Justiça de Itu manda prender ex-vereador de Ribeirão Preto


Oliveira ficou no cargo até 2011, quando foi condenado pela Justiça por falsificar a folha de ponto dos comissionados da Câmara naquele ano. Júnior foi condenado a dois anos de reclusão, mas que foram substituídos por pagamento de multa em favor da Câmara de Ribeirão Preto, no valor de quatro salários mínimos.

O ex-vereador, cassado por quebra de decoro pela Câmara de Ribeirão Preto em 2011, foi condenado a 15 anos de prisão por ter sido considerado o mandante do assassinato do advogado Humberto da Silva Monteiro e a mais cinco anos pela tentativa de assassinato do radialista Josué Dantas Filho.

O Portal Revide tentou contato com o advogado do réu, Flavio Markman, por meio do telefone do escritório oficial, por volta das 14h40 desta quarta-feira, 26, mas não conseguiu resposta.


Fotos: Divulgação/Polícia Civil e Arquivo Revide

Compartilhar: