Golpistas se passam por prefeito e secretária da Cultura no Whatsapp

Golpistas se passam por prefeito e secretária da Cultura no Whatsapp

Número falso tentou se passar pelo contato do prefeito Duarte Nogueira (PSDB)

Nesta segunda-feira, 5, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) e a secretária de Cultura e Turismo, Isabella Pessotti, sofreram tentativas de golpes pelo Whatsapp.

No caso do prefeito, um número falso utilizava a mesma foto que Nogueira usa nas redes sociais. Um dos contatos foi feito com o vereador Isaac Antunes (PL).  "Bom dia Isaac. Tô precisando falar com você", afirmou a pessoa que se passava pelo prefeito. Como o número era diferente do que havia na agenda, o parlamentar informou o prefeito sobre o ocorrido.

"Atenção, estão usando esse número se passando por mim. Esse telefone não é meu! Cuidado", alertou Nogueira nas redes sociais. O número falso é o (16) 99733-4050. 

Já a situação enfrentada por Isabella Pessotti foi mais grave. O golpe teve início no instagram quando uma conta falsa de uma doceria entrou em contato afirmando que ela havia sido marcada por uma amiga em uma promoção e que seria necessário informar o número de Whatsapp.

Em seguida, uma pessoa se passando pelo gerente dessa doceria telefonou para a secretária informando que ela havia sido a vencedora da promoção, e que seria necessário apenas informar um código que eles enviaram por SMS. Ao informar o número, os golpistas clonaram o whatsapp da secretária. Com isso, passaram a solicitar depósitos em dinheiro de várias pessoas na lista de contatos de Isabella, mas nenhum foi realizado.

"Me iludi um pouco pela questão de ser uma firma conhecida, apesar de eu não ser frequentadora. Pensei que tinham me marcado mesmo na promoção e ainda era nome de uma amiga conhecida", explicou Isabella.  A secretária conseguiu reaver a conta cerca de uma hora após se dar conta do ocorrido.


Foto: Alexandre de Azevedo/ Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: