Grupo pede por golpe militar em frente à Sede Regional do Exército, em RP

Grupo pede por golpe militar em frente à Sede Regional do Exército, em RP

Manifestantes não aceitam vitória de Lula nas urnas; governo federal começa transição nessa quinta-feira, 3

Um grupo de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) protesta na manhã desta quarta-feira, 2, em frente à Sede Regional do Exército, na Rua Duque de Caxias, região central de Ribeirão Preto.

 

Os manifestantes pedem  por uma "intervenção federal" dos militares. Os apoiadores do presidente não aceitam o resultado das eleições, vencidas no último domingo, 31, pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.

 

A Polícia Militar acompanha a manifestação e organiza o trânsito na região. 

 

Repercussão das urnas

 

Durante breve fala no Palácio da Alvorada, nessa segunda-feira, 1º, Bolsonaro comentou sobre os protestos que tem acontecido em algumas rodoivias brasileiras.  "As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasão de propriedades, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir", afirmou o presidente. Leia a íntegra do discurso aqui.

 

Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP) e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), já reconheceram a vitória de Lula. Além dos representantes do Legislativo e Judiciário brasileiro, até a manhã desta quarta-feira, mais de 90 países já haviam reconehcido o resultado das eleições, entre eles: Estados Unidos, Reino Unido, China, França, Espanha, Portugal, Argentina, entre outros. 

 

Governo começou a transição

 

Após a fala de Bolsonaro no Palácio da Alvorada, o ministro da Casa-Civil Ciro Nogueira informou que o governo dará andamento na transição de governo a partir desta quinta-feira, 3. Geraldo Alckmin (PSB), vice na chapa de Lula, deverá ser o intermediador. 

 

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), que assumirá como senador em 2023, já entrou em contato com Alckmin (PSB) para tratar sobre a transição do Palácio do Jaburu. 

 

Criada em 2002, a legislação que rege a transição de governo assegura o acesso a informações dos órgãos federais para atuação do novo presidente.

 

A Lei 10.609/2002 e o Decreto 7.221/2010 garantem o acesso de uma equipe de transição com 50 integrantes e um coordenador a informações dos órgãos públicos federais para que o presidente eleito possa planejar ações a serem tomadas logo após a posse. A atuação da equipe de transição está autorizada a começar no segundo dia útil do anúncio do vencedor da eleição e deve ser finalizada até o décimo dia após a posse presidencial.

 

Leia mais:
"Vamos serenar os ânimos. Lula ganhou e vai governar", afirma Nogueira

 


Foto: Reprodução Redes Sociais

Compartilhar: