Instalação de filial do Butantan em Ribeirão Preto fica cada vez mais distante

Instalação de filial do Butantan em Ribeirão Preto fica cada vez mais distante

Veja mais o que foi discutido, nessa terça-feira,10, na Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto

A implantação de uma filial do Instituto Butantan em Ribeirão Preto fica cada vez mais distante. O vereador Luciano Mega (PDT) usou a tribuna da Câmara  Municipal, nesta terça-feira, 10, para ler um ofício encaminhado pela Secretaria Estadual de Saúde a respeito do instituto. 

O ofício foi uma resposta a um questionamento do deputado Sargento Neri (Avante) sobre a situação do Butantan na cidade.

No texto lido pelo parlamentar, o Estado declarou "não ser conveniente, nem necessária, a instalação da referida unidade do instituto em Ribeirão Preto". "É com profunda tristeza que temos que falar isso aqui", completou Mega.

Anunciada com entusiasmo pela Prefeitura no dia 28 de dezembro de 2018, a filial do Butantan deveria ser construída ao lado do Hemocentro, no complexo da Universidade de São Paulo (USP) e do Hospital das Clínicas, na Zona Oeste da cidade.

Em janeiro de 2019, o Portal Revide questionou o Instituto sobre o projeto, que respondeu ainda não haver nada de concreto e nem prazos. Desde então, não foi divulgado nenhum avanço nas negociações.

Não foi dessa vez

Seria votado na sessão desta terça-feira, 10, o  projeto de lei que insere os servidores municipais nas novas regras estabelecidas pela reforma da previdência do governo federal.  Contudo, a Prefeitura, autora do projeto, o retirou da pauta. Segundo o Executivo, o projeto foi retirado para análise e aprimoramento.

"Essa reivindicação realmente preocupava muito os servidores, foram muitas conversas e questões técnicas para que a gente pudesse retirar [o projeto], para que possa ter um amadurecimento dessa questão", declarou o líder do governo na Câmara, vereador André Trindade (DEM), na última quarta-feira, 4.

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais ficou satisfeito com a situação. Segundo Laerte Carlos Augusto, votar a previdência agora poderia atrapalhar as discussões sobre o reajuste salarial da categoria.

Inclusive, o pedido de retirada do projeto é o primeiro item da pauta das reivindicações do Sindicato. "Esse problema estava preocupando todos os trabalhadores. Acho que começamos bem as negociações", declarou.

Caso fosse votado, servidores municipais e movimentos sindicais prometiam ocupar a plateia do Câmara. 

Obras à vista

Foi aprovado um projeto de lei da Prefeitura que autoriza o município a abrir crédito especial no valor de R$ 18,9 milhões para obras em galerias de águas pluviais no Parque dos Servidores.

Retoques finais

Foi aprovado em primeira discussão o projeto que autoriza a Prefeitura a compensar tributo como indenização em uma futura desapropriação de áreas destinadas as obras de prolongamento da Avenida Professor João Fiúsa. A medida complementa o projeto que cria uma contribuição de melhoria para as obras na avenida.

Pré-temporada

O vereador Waldyr Villela deixou o PSD e se filiou ao MDB na última semana. Como já adiantado pela coluna, o partido, que possui o maior número de filiados na cidade, busca montar uma chapa ainda mais forte para as eleições deste ano. A legenda também deverá indicar um candidato a prefeito. O nome mais cotado é do ex-juiz, João Gandini.

O Democratas (DEM) oficializou a filiação da vereadora Gláucia Berenice, ex-PSDB. Apesar do partido ser aliado do governo e coordenar boa parte das votações no legislativo, a legenda carecia de um nome popular na disputa. Sozinha, Gláucia obteve mais votos nas últimas eleições municipais do que Fabiano Guimarães e André Trindade juntos, os dois outros parlamentares pelo DEM.

No telão da sessão desta terça-feira, 10, não havia menção aos partidos dos dois vereadores. Além deles, os nomes Maurício Vila Abranches e Rodrigo Simões também não vinham acompanhados dos partidos. Ambos, irão para o PSDB.


Foto: Câmara Ribeirão Preto

Compartilhar: