Nogueira anuncia nova troca de secretário
Nona troca de secretários de governo foi anunciada nesta quinta-feira, 28

Nogueira anuncia nova troca de secretário

Com a substituição na Secretaria de Governo, Nicanor Lopes poderá se dedicar somente à Casa Civil

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) anunciou a troca do secretário de Governo na tarde desta quinta-feira, 28, no Palácio do Rio Branco, em Ribeirão Preto. Sai Nicanor Lopes e entra Alberto José Macedo Filho. Esta é a nona troca de secretários desde que a atual gestão assumiu, em 2017.

Em pronunciamento, o prefeito Duarte Nogueira mencionou que Macedo foi chamado durante a formação do governo atual. “Já era para o Macedo fazer parte do governo no início de 2017, mas por questões de foro pessoal, ele não pode aceitar”, explicou o prefeito.

Advogado, procurador do Estado de São Paulo, Alberto José Macedo Filho foi diretor do Instituto de Previdência do Estado e chefe de gabinete de vários órgãos, entre eles, na Secretaria Estadual de Esportes e Turismo, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e na Secretaria Estadual da Habitação.

Com a substituição, Nicanor Lopes poderá se dedicar integralmente à pasta da Casa Civil, principal ponte do governo com o legislativo. “Terei mais tempo para dialogar com os vereadores, inclusive indo em loco nos locais dos problemas”, garantiu o secretário.

A secretaria de governo é responsável pelo lado diplomático do executivo. Com a missão de unir os secretários e promover a governabilidade, esta é uma secretaria muito mais política do que técnica.  "Minha expectativa é assumir e me integrar a essa equipe, que vejo com bons olhos. Vim para somar”, comenta Macedo.

Além da integração dos secretários, o Macedo também espera concluir as metas do governo. “Um dos principais desafios é cumprir o programa de governo dele [Nogueira] e deixar a cidade em equilíbrio fiscal”, explicou.

Macedo Filho tem uma relação de duas décadas com Nogueira

Homem de confiança

Macedo Filho é considerado o novo homem de confiança do prefeito. O advogado já trabalhou com Nogueira em duas outras ocasiões, só que em âmbito estadual. Quando o prefeito de Ribeirão Preto esteve à frente da pasta de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, Macedo Filho era secretário adjunto.

Ele chegou a comandar a pasta logo após o pedido de exoneração de Nogueira para ingressar na Câmara Federal.

Além desta relação mais recente no Palácio dos Bandeirantes, os dois já estiveram juntos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, quando Nogueira era deputado estadual. Macedo Filho foi assessor parlamentar de Nogueira entre 1996 e 2001.


Foto: Paulo Apolinário

Compartilhar: