PF deflagra quarta fase da Operação Lesa Pátria
Agentes estiveram na casa de um suspeito de Bebedouro de participar de atos golpistas em Brasília
A Polícia Federal deflagra, na manhã desta sexta-feira, 3, a quarta fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os ataques golpistas no dia 8 de janeiro em em Brasília.
Na ocasião, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por pessoas que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.
Ao todo estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, nos estados de Rondônia, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso e Distrito Federal.
Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
Bebedouro
A Polícia Federal de Ribeirão Preto cumpriu mandado de busca e apreensão expedido pelo STF na residência de um suspeito de Bebedouro.
Ele é investigado por participar dos ataques no dia 8 de janeiro. Segundo a PF, nresidência, foi apreendido o passaporte do suspeito, não sendo encontrados outros objetos de interesse à investigação.
Em Ribeirão Preto, duas pessoas são suspeitas de financiarem os ataques golpistas, segundo a Advocacia-Geral da União.
Leia mais:
Suspeito de financiar atos golpistas falava em "ataques em massa" dias antes dos atentados
Foto: Policia Federal