Prefeitura de Ribeirão Preto gasta quase R$ 330 mil com aluguéis por mês
Secretaria Municipal da Saúde aluga 19 imóveis para os diversos setores da pasta

Prefeitura de Ribeirão Preto gasta quase R$ 330 mil com aluguéis por mês

São 43 imóveis em que funcionam instalações de secretarias; só a Saúde gasta R$ 160,7 mil na locação de prédio

Por mês, a Prefeitura de Ribeirão Preto gasta R$ 328.864,11 com o pagamento de aluguéis de 43 imóveis para que secretarias municipais possam funcionar. O montante chega a quase R$ 4 milhões anuais. O município informa que planeja economizar mais de R$ 90 mil por mês com a devolução de alguns imóveis até o fim do ano.

O prédio mais caro entre aqueles locados pelo município é justamente de onde sai o planejamento para a realização dos pagamentos: a Secretaria da Fazenda, na Rua Lafaiete. Lá, o aluguel mensal do prédio é de R$ 40,3 mil.

Mas a pasta em que os aluguéis são mais custosos é a da Saúde, que aluga 19 imóveis para os diversos setores da secretaria. Os mais caros são o imóvel da sede da secretaria, na Rua Prudente de Morais, cujo valor chega a R$ 36,6 mil, além de outro edifício localizado na Avenida Francisco Junqueira, em que funciona a divisão de Farmácia e Almoxarifado da secretaria, no valor de R$ 33,5 mil ao mês. Na Saúde, ao todo são R$ 160 mil pagos em aluguéis em todos os imóveis.

A Secretaria de Assistência Social também loca diversos imóveis – 12, ao todo – sendo o mais caro deles onde funciona a Central de Triagem e Encaminhamento ao Migrante/Itinerante e Morador de Rua (Cetrem), que custa ao mês R$ 18 mil ao município.

Os outros órgãos do município que também têm instalações em prédios alugados são o Daerp, as secretarias de Meio Ambiente, Educação, Cultura, Planejamento e Administração.

Segundo a Prefeitura de Ribeirão Preto, está em curso o estudo de viabilidade do projeto para a criação do Centro Administrativo, que analisa os impactos que as mudanças poderiam trazer para a Administração, e qual a melhor alternativa para poupar os cofres do governo municipal, se a aquisição de um prédio ou a construção de um novo.

Em nota, a Prefeitura ainda informa que já está trabalhando para o redirecionamento de secretarias para imóveis próprios do município, para evitar despesas com locação. Até o momento, foram devolvidos nove imóveis, reduzindo o impacto financeiro em R$ 38 mil ao mês. A administração diz que negocia a devolução de outros nove imóveis, para economia de mais R$ 53 mil.

Audiências propuseram mudanças

Em maio, durante as audiências públicas para definir a destinação do Lar Santana, na Vila Tibério, o município levantou a possibilidade de levar algumas instalações da Secretaria da Saúde para o local, que também passará atender a Administração Regional da Vila Tibério a partir de 2018. Nenhuma decisão ainda foi tomada a respeito do caso.


Foto: Pedro Gomes

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