Ribeirão Preto recebe verba para controle da população de cães e gatos

Ribeirão Preto recebe verba para controle da população de cães e gatos

Repasse do governo do Estado foi aprovado nesta quinta-feira, 8, pela Câmara Municipal

O governo do Estado de São Paulo irá destinar R$ 50 mil para a implementação do programa estadual de identificação e controle da população de cães e gatos em Ribeirão Preto. O repasse foi aprovado pela Câmara Municipal dos Vereadores, nesta quinta-feira, 8.

Para a utilização do recurso, o município deverá prestar contas ao governo do Estado de como os recursos estão sendo alocados para o objeto do Programa. Além disso, a Prefeitura deverá comprovar possuir estrutura e metodologia adequada para o monitoramento e castração dos animais.

Optometria

Ainda nessa quinta-feira, em discussão única, foi aprovado o projeto de lei que trata sobre o funcionamento de gabinetes optométricos de profissionais habilitados para o atendimento à saúde visual primária na rede privada em Ribeirão Preto. O optometrista é o profissional da área da saúde, responsável pela avaliação primária da saúde visual e ocular.

"Nosso município deve fomentar a inserção desta atividade em seus programas e políticas voltadas à saúde, fazendo com que, à exemplo do restante do mundo, seja possibilitada a redução dos índices de evasão escolar, cegueira funcional e potencializado a realização de diagnósticos precoces de catarata, glaucoma e outros males que acometem o sistema da visão, causando grande impacto social e financeiro, sobre maneira gravosa ao país", escreveu o vereador Alessandro Maraca (MDB), na justificativa do projeto.

Desde 2002, por meio de uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego, a profissão do optometrista está presente na Classificação Brasileira das Ocupações (CBO). 


Foto: Câmara Ribeirão Preto

Compartilhar: