Vereadores voltam a reeleger Walter Gomes para presidente

Vereadores voltam a reeleger Walter Gomes para presidente

Foi a segunda reeleição consecutiva do vereador para presidir a Mesa Diretora; a oposição lançou Marcos Papa, que obteve quatro dos 22 votos

Os vereadores de Ribeirão Preto reelegeram na noite desta terça-feira, 15, pela segunda vez consecutiva, o vereador Walter Gomes (PR) para presidente da Câmara Municipal em 2016. Ele obteve 18 votos contra quatro dados a Marcos Papa (Rede), lançado pelo bloco de oposição. Papa teve, além de seu próprio voto, os de Ricardo Silva (PDT), líder do grupo, Paulo Modas (Pros) e Rodrigo Simões (PP).

Também foram eleitos, todos por 18 votos a quatro, os vereadores Bebé (PSD), para 1º vice-presidente; Giló (PR), para 2º vice-presidente; Viviane Alexandre (PPS), 1ª secretária e Capela Novas (PPS), 2º secretário. O único a deixar a Mesa Diretora foi o petista Jorge Parada, que é o 2º vice-presidente. Capela Novas é o novo integrante. Os eleitos tomam posse no dia 1º de janeiro.

Não houve qualquer surpresa. A bancada de apoio da prefeita Dárcy Vera (PSD) dominou a disputa, incluindo os votos em Walter Gomes e nos demais integrantes dos vereadores do PSDB – Bertinho Scandiuzzi, Gláucia Berenice e Maurício Gasparini. Nas eleições anteriores, Gláucia Berenice e Bertinho Scandiuzzi foram candidatos a presidente, pela oposição.

Marcos Papa, indicado pela oposição para disputar a Presidência ainda levantou questão de ordem sobre a constitucionalidade de reeleição do presidente pela segunda vez. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Cícero Gomes da Silva (PMDB) rebateu e o plenário rejeitou a questão de ordem do oposicionista.

Vencido o primeiro obstáculo, a votação ocorreu de forma tranqüila para os cinco cargos. A oposição ainda lançou candidatos aos demais cargos e, por falta de nomes, Rodrigo Simões teve que ser candidao a 1º vice-presidente e a 2º secretário. O líder da oposição, Ricardo Silva, até ironizou a situação dizendo que o sobrenome do vereador, Simões, está no plural e ele poderia disputar dois cargos.

Discurso longo

O vereador Walter Gomes, que negou até a última hora que seria candidato à reeleição, estava com um discurso escrito de várias laudas e cuja leitura levou cerca de 20 minutos. Na fala de agradecimento, ele citou todos os vereadores, um por um, enumerando qualidades. Também se emocionou várias vezes e chorou. No final, agradeceu a Jesus e a Deus por nova reeleição.

“Eu busquei no exemplo das melhores qualidades dos senhores vereadores a inspiração. Confesso que me utilizei dos exemplos dos demais 21 vereadores”, disse. E se comprometeu a não medir esforços para uma boa gestão, compartilhada com os demais vereadores da Casa.

Foto: Eli Zacarias/Câmara Municipal

Compartilhar: