Mergulho: paixão para todas as idades
A Mar & Ar é especializada em mergulhos e oferece cursos, viagens e equipamentos voltados à prática

Mergulho: paixão para todas as idades

Especializada em mergulho, a Mar & Ar prepara pessoas de diferentes idades para conhecer o fundo do mar; veja imagens na galeria

Apesar de muitos acharem que o mergulho não pode ser realizado por qualquer pessoa, o esporte aquático pode ser praticado por crianças, jovens e adultos. A Mar & Ar, empresa especializada em mergulho, oferece cursos de formação e roteiros ideais para quem é apaixonado ou quer conhecer e aprender mais sobre a prática.

O Centro de Mergulho já treinou mais de 1.300 pessoas para conhecer o fundo do mar e é o único da região credenciado como "Five Star Dive Center" pela PADI,  maior agência certificadora do mundo dedicada ao treinamento de mergulhadores.
Carlos Eduardo Parisoto, o Cadu

 

Carlos Eduardo Parisoto, o Cadu
A empresa, que chegou recentemente à cidade, é dirigida por Carlos Eduardo Parisoto, o Cadu, que há 14 anos deixou a engenharia de lado para se dedicar integralmente ao mergulho e à Mar & Ar.

“Muitas pessoas acreditam que a prática é perigosa e demanda muito tempo. Na verdade, o curso de mergulho básico pode ser realizado por qualquer pessoa a partir dos 10 anos de idade em apenas um final de semana, entre teoria e a prática em piscina e é um esporte extremamente seguro”, conta Cadu.

Turismo especializado e equipamentos  

Quem faz curso de mergulho quer mergulhar, então, para atender às expectativas dos alunos, a Mar & Ar passou a comercializar os equipamentos necessários para a prática e a organizar viagens especializadas, divididas em três diferentes formatos: Saídas, Viagens e Expedições.

As saídas são passeios mais curtos, ideal para quem tem pouco tempo e quer aproveitar o final de semana para mergulhar. Normalmente acontecem em destinos próximos, como o litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. Os pacotes incluem transporte em ônibus fretado, hospedagem, toda a estrutura para a pratica do esporte além do acompanhamento de nossos instrutores.

As viagens têm duração um pouco maior, de 7 a 10 dias, e contemplam destinos nacionais e internacionais, como diversas localidades do Caribe e Nordeste do Brasil. São vários os destinos de viagens que agradam tanto o Mergulhador como o Turista que não mergulha e os grupos sempre aproveitam as viagens para conhecer um pouco da cultura local e dos atrativos da região visitada.

Já as expedições são minicruzeiros que exploram lugares remotos, normalmente não acessíveis de outra forma, e acontecem de uma a duas vezes por ano. ¨A imersão em um ambiente selvagem sempre revela encontros com animais surpreendentes. Em uma das expedições, tivemos a grata surpresa de um encontro com uma Baleia Jubarte e seu filhote que permaneceu junto a nossa embarcação por 4 dias¨, conta Cadu. Entre os destinos de expedições, os mais visitados pela Mar & Ar são o Arquipélago das Bahamas, Atol das Maldivas, Ilhas Galápagos, África do Sul, Ilha de Cocos na Costa Rica, Arquipélago de Revillagigedo no México e o Mar Vermelho Egípcio.

Quebrando tabus sobre o Mergulho

Muitos acreditam que o mergulho é uma prática distante da realidade, o que acabou criando vários mitos relacionados ao esporte.  Pensando nisso, listamos alguns tópicos que mudarão sua opinião sobre a prática aquática. Confira: 
 
1º Cursos rápidos
A maioria das pessoas tendem a pensar que um curso de mergulho demanda tempo e é muito difícil, mas isso não é verdade. Segundo Cadu, o curso básico tem a duração de um final de semana. Finalizada essa etapa, o aluno já estará apto a conclusão do curso com os 4 (quatro) mergulhos no mar acompanhado de um dos instrutores da escola. Esses 4 (quatro) mergulhos são importantes para climatização e adaptação do mergulhador ao novo ambiente e obrigatórios pela Certificadora PADI.

2º Esporte seguro
O mergulho, apesar de muitos acreditarem que a prática seja perigosa, é algo muito tranquilo e totalmente seguro. O curso básico pode ser realizado por qualquer pessoa a partir dos 10 anos de idade acompanhado de um dos pais ou responsável ou a partir dos 15 anos de forma independente. As regras de segurança ensinadas e aplicadas ao esporte aliada a confiabilidade dos modernos equipamentos utilizados garantem um nível de segurança maior que a maioria dos esportes de aventura.

3º Um esporte para toda a família
O mergulho é um dos únicos esportes em que a idade e a condição física de todos que o praticam se nivelam. Em um grupo de mergulho é comum ver pessoas 10 a 80 anos de idade. Segundo o empresário, em baixo d’água as diferenças desaparecem. Para se tornar mergulhador, a única exigência é que o interessado goste de estar na água e goze de boa saúde. É importante ressaltar que o mergulho também pode ser praticado por pessoas portadoras de deficiências. Temos um instrutor especialmente habilitado para trabalhar com vários tipos deficiência física.

 Tubarão não apresenta perigo
Apesar de muitos terem medo de praticar o mergulho por conta dos tubarões, Cadu explica que não há perigo, pois essas criaturas não atacam mergulhadores. Os raros incidentes que ocorrem no mundo são a banhistas e surfistas que permanecem na superfície pois faz o animal confundir a silhueta com uma presa. Além disso esses animais vivem em locais específicos no planeta e não há relato de encontros na nossa região. Para os curiosos e apaixonados por esses seres marinhos, há expedições específicas na Mar&Ar para mergulhos com tubarões.

Mar & Ar
Rua Conde Afonso Celso 1600, Jardim Sumaré
Tels.: (16) 3515.3977 e 99715.8661
Whatsapp: (14) 98111.8661
www.marear.com.br
Facebook Mar & Ar

 


Fotos: Kadu Pinheiro

Galeria de imagens

Compartilhar: