Perplan doa bicicletas para crianças atendidas pela Casa das Mangueiras

Perplan doa bicicletas para crianças atendidas pela Casa das Mangueiras

Entrega foi feita antes do Natal pelos colaboradores da empresa no evento de fechamento do ano

Perplan doa bicicletas para crianças atendidas pela Casa das Mangueiras

A Perplan, como parte de suas ações de Responsabilidade Social Corporativa, encerrou o ano de 2020 contribuindo para tornar mais feliz o Natal de crianças atendidas pela Casa das Mangueiras – colaboradores da empresa doaram 44 bicicletas para elas. A entidade atende crianças em situação de vulnerabilidade social, no contraturno escolar, no bairro Ipiranga, em Ribeirão Preto.

O evento, organizado com o direcionamento do diretor Presidente da Perplan, Ricardo Telles, ficou em segredo para todos os colaboradores. Eles participaram, no evento anual de encerramento de atividades, em dezembro, de uma agenda que incluiu a palestra presencial do intelectual, escritor, professor e doutor pela USP (Universidade de São Paulo), Leandro Karnal, e a dinâmica “Heartbike” (“Bicicleta do Coração”, em tradução literal do inglês), atividade proposta pela empresa Dinâmica Interação Corporativa.

Para garantir a segurança de todos os participantes, incluindo fornecedores e convidados, passaram por testes de Covid-19 a fim de confirmarem se estavam aptos a participar.

Sem saber do real motivo e acreditando que participavam de apenas mais uma ação motivacional, comum em eventos corporativos, os colaboradores da Perplan foram divididos em duplas ou trios e orientados a montar as bicicletas infantis – a partir de rodas, quadro, sistemas de freios, cabos, adesivos, etc., tudo separado – em um tempo pré-definido.

Segundo o palestrante e diretor executivo da Dinâmica, Luiz Aurélio Chamlian, um dos objetivos foi, sim, trabalhar conceitos como participação colaborativa, entrega com excelência, liderança, comunicação interpessoal, administração de recursos e prazos, entre outros. O outro foi o ato de doar um pouco do que se fez para ver o sorriso dos pequenos.

Pensando que ao final eles testariam as bicicletas como última ação do dia antes do almoço e do encerramento, foram surpreendidos com a chegada de 44 crianças, entre 6 e 9 anos, da Casa das Mangueiras.

Os “visitantes”, que também não sabiam do projeto e achavam que estavam apenas visitando o hotel onde o evento ocorria, ganharam as bicicletas como presentes de Natal da incorporadora e urbanizadora. Esta foi a segunda vez que a entidade é beneficiada por uma ação de Responsabilidade Social Corporativa da Perplan.

Contribuição à sociedade

Eriele Pedroso, colaboradora da Central de Contratos da Perplan, disse que desde que chegou à empresa foi incentivada a participar de ações sociais. “Esta política interna atua na valorização do ser humano. É um grande diferencial e faz com que eu me sinta bastante realizada em contribuir. A experiência com as crianças da Casa das Mangueiras foi um exemplo. Vê-las de olhos brilhando e felizes ao ganharem as bicicletas que nós mesmos montamos foi incrível”, afirmou.

Já o colaborador da área de Desenvolvimento Urbano da empresa, Pedro Loffredo Netto, salientou que a dinâmica tinha uma relação direta com o cotidiano da organização. A montagem das bicicletas trabalhou gestão de tempo, liderança, trabalho em equipe, entre outros aspectos. “De repente, elas entraram e eu passei pela experiência mais emocionante de minha vida. Ao olhar para os lados era difícil não ver um colega com lágrimas nos olhos”, recordou.

Netto, contudo, disse que ao final foi possível entender que, sim, a montagem e a doação “falavam” do trabalho executado por cada um no dia a dia e da missão da empresa. “O que percebemos é que, de verdade, a Perplan não faz somente gestão de projetos, análise fiscal, contábil e financeira. Por trás de cada projeto há um propósito. Há muito sonho envolvido em cada casa, lote ou apartamento entregue, assim como a alegria proporcionada àquelas crianças”, completou.

Um Natal com muito mais sentido

Para todos os colaboradores, a ação de doação das bicicletas foi um momento mais que especial. Alguns decidiram ir além. Foi o caso de Mariana Ribeiro, gerente da Perplan Vendas. Depois de entregar o brinquedo para a pequena Maria Clara, descobriu que, apesar da grande felicidade da menina, o sonho dela era, naquele Natal, ganhar uma boneca Barbie.

Mariana Ribeiro procurou a coordenação da Casa das Mangueiras para saber mais sobre a criança. Descobriu que havia uma irmã pequena na família, que também estava na atividade da Perplan e ganhou uma bicicleta. Ela e os parceiros de montagem fizeram o que chamou de “vaquinha do bem” e compraram uma boneca para cada. Além disso, no dia da entrega dos presentes, em 23 de dezembro, ainda levou uma Cesta de Natal e mais alguns complementos para o preparo da ceia da família.

“Quando chegamos na casa vimos que havia, ainda, um garoto de 4 anos, neto da mãe das meninas. Compramos brinquedos para ele em uma loja lá na rua mesmo. Meu Natal ganhou mais sentido depois de tudo isso. Acredito que se cada família fizesse um pouco que fosse por outra mais carente o mundo seria bem melhor”, afirmou Mariana Ribeiro.


Fotos: Divulgação Assessoria de Comunicação Perplan

Galeria de imagens

Compartilhar: