Apoio na evolução do empresário
Programa Empreender une micro e pequenas empresas para trabalharem associadas, permitindo que cresçam e superem juntas as dificuldades dos mercados
Implantado em 120 cidades do Estado pela Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) e pelo Sebrae, o Programa Empreender, da Acirp, une micro e pequenas empresas do mesmo segmento ou multissetoriais para que trabalhem em ações conjuntas, sob a bandeira do associativismo.
O programa conta, atualmente, com 20 grupos setoriais ativos, que representam em torno de 500 empresas. Os empresários precisam ser associados da Acirp e não há custos adicionais
para participar. A exigência mínima para a criação de um núcleo setorial é de cinco empresas participantes, embora o ideal seja entre dez e 15. Entre as vantagens do programa, estão a
troca de experiências entre os empresários, o aumento da capacitação das empresas para lidar com um mercado cada vez mais competitivo e o barateamento dos custos em compras.
O papel da Acirp é proporcionar condições para que as empresas cresçam e consigam enfrentar as dificuldades do mercado. Nesse sentido, a associação se apresenta como uma ferramenta
de apoio e auxílio à execução dos planos de trabalho de cada núcleo, tendo como ponto forte o fato de já ter um trabalho sólido com o Sistema S (Sesc, Sesi, Senac, Sebrae, Senai, entre outros) e todos os sindicatos da categoria.
Entre os núcleos constituídos neste programa, que ganharam vida própria, estão Construlíder Materiais de Construção (Gecon); Polo de Software (PISO); Coopertintas e Postos de Combustíveis (Núcleo Postos) – este último, formado há seis anos por cinco empresários donos de postos de gasolina e lojas de conveniência que procuraram a Acirp buscando sinergia nas áreas de compras, processos e boas práticas. “Fomos convidados a iniciar um projeto no Empreender, que incentiva o associativismo entre empresas do mesmo segmento, e começamos a fa-
zer reuniões periódicas, sempre com o acompanhamento da Acirp, focando nossa sinergia em questões de custos, leis, normas, atendimento e na satisfação do consumidor para aumentar a
lucratividade de cada negócio”, explica o empresário Fernando Roca Perrogon.
Neste espírito, o núcleo virou uma associação independente, com CNPJ próprio, hoje com cerca de 85 integrantes, que realiza pesquisa de preços por região, para informar ao consumidor
a variação de preços, e faz análise dos combustíveis dos postos associados. “Temos um contrato com o Cempec, que é o Laboratório de Análise de Combustíveis da Universidade Estadual de
São Paulo (Unesp). Fazemos as coletas para o controle de qualidade dos combustíveis dentro desses postos, buscando levar cada vez mais confiança ao consumidor”, ressalta o empresário.
ACI EDUCA: TRANSFORMANDO CONHECIMENTO EM RESULTADO
Outra área na Acirp dedicada à expansão do empresariado é a de cursos e treinamentos variados, voltados para o desenvolvimento profissional e empresarial. O ACI Educa é um programa
parceiro na jornada para o sucesso, tanto para profissionais em busca de avanço na carreira como iniciantes no mundo dos negócios buscando aprimorar suas habilidades de gestão.
Criado em 2016, o programa busca profissionais experientes e qualificados para oferecer treinamentos e oportunidades de crescimento e desenvolvimento dos melhores talentos nas empresas.
Anualmente, o programa realiza entre 30 e 40 cursos, palestras, treinamentos e workshops nas mais variadas áreas, como finanças, atendimento e vendas, liderança, marketing digital, administrativo geral, comunicação, logística, estoque, serviços e indústria. São cerca de 450 associados participantes dos eventos, realizados na Acirp Centro. Cada distrital realiza um trabalho de captação com os associados, verificando as necessidades daquela região e os feedbacks são sempre positivos, comenta Daisyane Albuquerque, reponsável pelo programa e tutora do polo FAC.
“Vendas e liderança são as áreas mais trabalhadas. A demanda por habilidades nessas áreas reflete as necessidades atuais do mercado e as tendências futuras, tornando-as extremamente valorizadas e essenciais para o sucesso organizacional. Trazemos profissionais experientes e altamente qualificados, garantindo uma experiência de aprendizado de alta qualidade, além de conteúdos de inovação e tecnologias do mercado, sempre adaptados à rotina dos profissionais para melhor eficácia dos treinamentos”, afirma Daisyane.
Os empresários Neudi e Leonardo Scandolara já participaram de inúmeros treinamentos. “É muito importante acompanhar a programação de treinamentos oferecidos pela Acirp. Todos têm
contribuído com o desenvolvimento de nossos colaboradores, tanto no aspecto profissional quanto pessoal. Em um mercado onde a profissionalização faz toda a diferença, investir no desenvolvimento de pessoas é fator preponderante para alcançar os objetivos propostos pelas empresas. Precisamos ter em mente que desembolsos com desenvolvimento humano não são custo, mas sim investimento”, concluem.
COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO DE MÃOS DADAS
A história da Sicoob Cooperac está entrelaçada à trajetória da Acirp desde sua fundação, há 18 anos, quando o então presidente da entidade, Francisco Pinghera, teve a ideia de criar uma cooperativa para facilitar o acesso dos empreendedores ao crédito. “Lembro com carinho do convite do amigo Pinghera para participar de uma reunião na Acirp, para tratar do assunto de cooperativa de crédito. Com 47 sócios fundadores, começamos em uma sala cedida pela associação e seguimos crescendo, gerando perto de 70 empregos e contribuindo com mais
de 9 mil CPFs e CNPJs”, recorda Cesar Augusto Campez Neto, diretor-presidente da Sicoob Cooperac. Pinghera coordenou todo o projeto de criação da Cooperac e contou com o apoio de outros empresários, para assegurar ao Banco Central que a ideia era viável e essencial para fortalecer a economia de Ribeirão Preto. “Então, em agosto de 2006, nos tornamos a primeira cooperativa de crédito do Brasil formada por empresários. Seguimos até hoje com nosso propósito de estarmos juntos de verdade, com empresas e também pessoas físicas, para
que tenham uma nova experiência financeira, alicerçada no atendimento consultivo e em taxas mais justas”, ressalta Neto. Para isso, ao contrário dos bancos tradicionais, a Cooperac investe na abertura de Pontos de Atendimento que a deixem sempre próxima aos cooperados, estando presente em Ribeirão Preto, Taquaritinga, Luiz Antônio, Bonfim Paulista. Ainda neste ano, será inaugurada mais uma unidade no Outlet Santa Maria, em Cravinhos.