Banco de Sangue de Ribeirão Preto precisa de doadores

Banco de Sangue de Ribeirão Preto precisa de doadores

Estoques estão abaixo do esperado para esta época em razão do clima mais frio e campanhas de vacinação

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto está com os estoques abaixo do esperado para esta época do ano. O tempo mais frio, as doenças típicas do outono, e campanhas de vacinação em andamento, como contra a gripe, por exemplo, impedem os voluntários, mas o ritmo das transfusões não cessa, segundo o captador Eli Mendes. “Todo tipo sanguíneo, A, B, AB e O, tanto positivo quanto negativo, estão em níveis baixos no estoque”, explica.

Ainda de acordo com o profissional, uma força-tarefa foi montada há poucos dias para reverter esse quadro, mas a presença de doadores ainda é baixa.

Os interessados em doar precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos.

No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem fez endoscopia deverá aguardar seis meses após a realização do procedimento.

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto é responsável por atender ao menos cinco hospitais da cidade e realiza cerca de 1.200 transfusões de sangue por mês. Os interessados em doar não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na Rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas).

O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados). Para os doadores, há estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Amadeu Amaral. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3610-1515.
 


Foto: Divulgação

Compartilhar: