Campanha “Fique Sabendo” começa nesta quarta-feira

Campanha “Fique Sabendo” começa nesta quarta-feira

Testes de HIV e Sífilis serão realizados na Praça XV de Novembro

Tem início nesta quarta-feira, 25, a Campanha “Fique Sabendo” 2015, que tem por objetivo incentivar a realização dos testes de HIV e Sífilis entre as pessoas sexualmente ativas. “Buscamos principalmente as pessoas mais expostas ao HIV, em especial as que não fazem uso do preservativo durante as relações sexuais e, no caso da Sífilis, o objetivo é ampliar o acesso da população ao teste e a informação sobre transmissão, prevenção e tratamento desta doença considerada silenciosa”, afirma a enfermeira Lis Aparecida de Souza Neves, coordenadora do programa municipal de DST/Aids, Hepatites Virais e Tuberculose.

Por isso, até o dia 1o de dezembro, as unidades de saúde da rede municipal de Ribeirão Preto intensificarão a realização de testes para detecção do HIV e da Sífilis e realizarão atividades educativas desta temática para a população, incluindo ações, tanto dentro quanto fora das unidades. Nos dias 28 de novembro, das 9h às 13h, e 1º de dezembro, das 9h às 16h, os testes serão realizados na Praça XV de Novembro, região central da cidade, juntamente com a equipe do Dr. Móvel.

Essa campanha é uma importante estratégia no enfrentamento do diagnóstico tardio. No Estado de São Paulo, de cada 100 portadores do HIV acolhidos nos serviços de saúde, 42 chegam com a saúde e a imunidade já comprometidos. Essa situação também se repete em Ribeirão Preto, sendo este um dos fatores causadores do elevado número de óbitos relacionados com a Aids. “A descoberta precoce da infecção pelo HIV, juntamente com a adesão ao tratamento, é a melhor estratégia para melhorar a qualidade de vida e diminuir os índices de mortalidade”, justifica a enfermeira.

Já a preocupação com a sífilis se justifica por ser uma das maiores causas de aborto em gestantes e de sequelas no recém-nascido. “No adulto, ela pode causar danos severos no sistema neurológico em longo prazo”, acrescenta.

Assim, toda a população sexualmente ativa deve realizar estes importantes testes do HIV e Sífilis que serão oferecidos em todas as Unidades Básicas de Saúde de Ribeirão Preto.

Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: