Conheça 10 sites com informações confiáveis sobre saúde
O Portal Revide adverte: nenhum dos sites abaixo substitui uma consulta com um médico de carne e osso

Conheça 10 sites com informações confiáveis sobre saúde

Portal Revide traz uma lista de sites com informações confiáveis sobre saúde

As notícias falsas e boatos sobre saúde sempre existiram. Seja um "chá milagroso" ou uma lenda mirabolante (não comer manga com leite), todas as pessoas já se depararam alguma vez com o vírus da fake news. Com a internet, esse vírus local se espalhou para uma verdadeira pandemia.

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), cerca de 40% dos brasileiros fazem autodiagnostico médico com base em informações que leem na internet. O ICTQ também constatou que, em 2018, 79% dos brasileiros com mais de 16 anos admitiram tomar medicamento sem qualquer prescrição médica. Ainda segundo a pesquisa do instituto, o autodiagnostico e a automedicação não estão ligadas ao nível de instrução. Cerca de 63% das pessoas que realizam o autodiagnostico pela internet tem ensino superior completo. E 55% estão nas classes A e B. Em relação à idade, entre as pessoas de 16 a 24 anos, 53% alegou que faz o autodiagnostico médico pela internet. Entre quem tem de 24 a 34 anos, esse índice sobe para 55%.

Apesar da grande quantidade de informações falsas ou sem embasamento científico, ainda é possível encontrar informação de qualidade na internet. Abaixo, a reportagem traz uma lista com 10 sites confiáveis para realizar uma pesquisa confiável sobre saúde.

Porém, o Portal Revide adverte: nenhum dos sites abaixo substitui uma consulta com um médico de carne e osso. Servem apenas para conhecimento próprio, pesquisa ou tirar dúvidas simples.

1. Organização PanAmericana de Saúde

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de suas populações. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano. No site, ela traz artigos e notícias com o peso da credibilidade da OMS.

2. Anvisa

A Anvisa é o órgão responsável, entre outras funções, por autorizar a comercialização de medicamentos no Brasil. Por isso, no site, é possível encontrar medicamentos que tiveram o uso suspenso, ou que estão sendo liberados recentemente no país. Além de outras informações como o valor máximo de um determinado medicamento, se certa substância é tóxica ou não, entre outras.

3. D+Informação

O D+ Informação é um portal de disseminação de conhecimento voltado para as pessoas com algum tipo de deficiência. Criado por pesquisadores da USP de Ribeirão Preto, s plataforma reúne artigos científicos, leis e direitos dos deficientes e notícias.

Leia mais:
Pesquisadores da USP RP criam site para disseminação de informações sobre deficiências

4. Inca -Instituto Nacional do Câncer

O Instituto Nacional do Câncer (INCA), é um órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil. O site reúne notícias, vídeos, materiais informativos, além de cursos de formação.

5. Saúde de A a Z

O Saúde de A a Z é um glossário feito pelo Ministério da Saúde. O glossário conta com os principais temas, ações, políticas, programas do Ministério da Saúde na prevenção e promoção da saúde. Sintomas, diagnósticos, exames, tratamentos, causas, prevenção, vacinação e perguntas e respostas sobre as principais doenças e problemas de saúde, sejam eles crônicos ou transmissíveis.

6. Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, é considerada a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Em seu site, o internauta terá acesso, principalmente, às mais recentes pesquisa e descobertas na saúde brasileira.

7. Drauzio Varella

O médico cancerologista Dráuzio Varella dispensa apresentações. Mas o que muita gente ainda não sabe, é que o médico é muito ativo na internet. No site, além de trazer informações sobre diversos tipos de doenças, Varella também publica seus vídeos e podcasts sobre diversos temas ligados à saúde.

Leia mais:
Confira a entrevista que Drauzio Varella concedeu à Revide

8. Gineco

Criado em 1997, o Gineco é um dos principais sites de compartilhamento de informações sobre a saúde da mulher no Brasil. São centenas de artigos sobre doenças femininas, infertilidade, gravidez, sexualidade, menopausa, métodos contraceptivos, entre outros temas.

9. Sociedade Brasileira de Cardiologia

A página da Sociedade Brasileira de Cardiologia agrega várias informações sobre a saúde do coração. No item "Coração.org", por exemplo, é possível ter acesso a uma biblioteca de vídeos curtos sobre diversas doenças cardíacas gravados por especialistas na área.

10. The New England Journal of Medicine e Science Magazine

Se o seu foco for uma pesquisa mais profunda, com as mais recentes publicações e descobertas na medicina mundial, os sites indicados são os da Science Magazine e o do The New England Journal of Medicine. Porém, é necessário ter um bom conhecimento da língua inglesa para ter acesso aos artigos.

 


Foto: Pixabay

Compartilhar: