Escola de Enfermagem da USP lança rede social para deficientes

Escola de Enfermagem da USP lança rede social para deficientes

Parceria com universidades nacionais e internacionais cria ferramenta interativa gratuita

A Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) lançou a rede social “D+eficiência”, exclusiva para pessoas deficientes e seus familiares, com a ajuda de universidades nacionais e até internacionais.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Universidade de Dortmund, na Alemanha, são as instituições que fizeram parceria com a EERP para a criação do site.

A rede social é destinada não só para pessoas com deficiência e suas famílias, mas também para seus cuidadores, com o objetivo de trocar informações e experiências. As pessoas com deficiência terão a oportunidade de compartilhar suas dificuldades na rede social, obtendo auxílio de profissionais em suas reabilitações, além de inclusão social e autonomia.

O usuário poderá criar um perfil e publicar fotos, vídeos, reportagens, artigos e se relacionar com grupos que tenham interesses em comum, tudo com a supervisão contínua de profissionais da saúde.

A criação do “D+eficiência” se deu por conta de uma tese da professora Fabiana Faleiros Santana defendida em 2015 na faculdade de Enfermagem de Ribeirão Preto, que estudava o desenvolvimento de uma ferramenta virtual que auxiliasse pacientes com malformação das vértebras que recobrem a medula espinhal, em conjunto com universidades da Alemanha, país que já utilizava fóruns virtuais para compartilhar informações sobre a doença.

Ela percebeu que esses pacientes tinham dificuldade para realizar o CI, exame de cateterismo vesical intermitente necessário para quem tem essa condição, que coleta a urina por meio de um cateter que vai da uretra até a bexiga.

O projeto acabou se expandindo além da doença, abrindo as portas da rede social para indivíduos com qualquer deficiência. Hoje, ele é coordenado pela própria professora Fabiana e fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outras instituições.

Os interessados podem se cadastrar gratuitamente no site do “D+eficiência”


Foto: Pixabay

Compartilhar: