Estudantes da USP promovem atividades contra o Aedes

Estudantes da USP promovem atividades contra o Aedes

A ação’ Xô Aedes’ acontece em uma escola municipal de Ribeirão Preto; Ao todo, 25 universitários estão envolvidos

Uma equipe da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto oferece, nesta segunda-feira, 21, aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Anísio Teixeira, atividades contra o mosquito Aedes aegypti.

A ação com o nome de ‘Xô Aedes’ tem o objetivo de interagir com os alunos e professores da escola, com bate-papo, gincana, apresentações de teatro e vídeos sobre os possíveis criadouros do mosquito, qual a melhor forma de prevenção e quais os cuidados que devem ser tomados pela população.

Ao todo, são 25 universitários que fazem a orientação, sobre o mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da Febre Chikungunya. Eles pretendem atuar como capacitadores, orientando e treinando os profissionais da área de educação sobre o processo de prevenção a estas doenças.

Atividades

Na programação das atividades, há apresentação teatral, com um monólogo escrito, dirigido e interpretado pelo professor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), Auto Nomizo.

Segundo o professor, as atividades realizadas trazem diversas informações sobre o problema de saúde pública que tem alarmado a sociedade.

“Os tipos de doenças transmitidas, os sintomas dessas doenças, como proceder em caso de suspeita de contágio, como se proteger da picada do mosquito, como ajudar a minimizar e eliminar os criadouros dos mosquitos. Tudo isso será abordado na ação”, comenta.

Futuramente

Além da Escola Professor Anísio Teixeira, outras instituições, localizadas em regiões com alta infestação do mosquito na cidade, também deverão receber o ‘Xô Aedes’.  Para isto, a equipe da USP está planejando as próximas atividades com a Secretaria da Educação Municipal. 


Foto: Venilton Kuchler/ ANPr

Compartilhar: