HC promove campanha de prevenção do câncer de pele
Não é preciso encaminhamento das UBS, basta o interessado comparecer das 8h às 14h ao HC

HC promove campanha de prevenção do câncer de pele

Ação será realizada no próximo sábado, 2

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP) realiza a 24ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele no próximo sábado, 2. O evento é um alerta à população sobre a doença que é diagnosticada em cerca de 180 mil pessoas a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA).

Não é preciso encaminhamento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), basta ao interessado comparecer das 8h às 14h do dia 2 de dezembro no ambulatório do HCRP, campus da USP, Avenida Bandeirantes, 3900.

Ao longo de 23 anos de campanhas, mais de 6 mil pessoas foram atendidas pelo HCRP, com diagnóstico positivo para aproximadamente 14% dos indivíduos examinados. “Embora as mulheres compareçam em maior proporção nas campanhas, os homens têm sido mais atingidos pelo câncer da pele”, alerta a coordenadora da campanha, a professora Cacilda da Silva Souza que espera atender este ano em torno de 500 pessoas.

Dicas para se proteger da radiação solar

Especialistas chamam a atenção para a exposição ao sol de forma exagerada e o fato do Brasil possuir altos índices do câncer de pele. Nesta 24ª edição da campanha, o Serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, recebe a população para orientação, atendimento e tratamento de casos diagnosticados da doença.

A exposição crônica e repetida da pele ao sol pode causar o envelhecimento precoce e predispor ao surgimento do câncer da pele, principalmente, em pessoas de pele clara, aquelas que se queimam com facilidade.

- Evite o sol no período entre 10 e 15 horas.
- Proteja sempre a face, não se esqueça das orelhas e dos lábios;
- Use chapéu, boné e roupas que protejam a pele;
-  Use sempre um filtro solar com fator de proteção (FPS) igual ou superior a 30, aplicando-o, generosamente, pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol.

Procure um médico se notar: manchas, “sinais” ou caroços: com mudanças, de crescimento rápido, formando feridas com “cascas”, de sangramento fácil e sem cicatrização.

24ª Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele
Quando
: Sábado, 2, das 8h às 14h.
Onde: Ambulatório do HCRP, campus da USP, Avenida Bandeirantes, 3900.
Mais informações: (16) 3602 2612


Foto: Pixabay

Compartilhar: