HC Ribeirão Preto abre inscrições para o curso de Cuidados Paliativos
O objetivo do curso é o atendimento eficaz no alívio da dor e de outros sintomas relacionados a doenças graves e incuráveis

HC Ribeirão Preto abre inscrições para o curso de Cuidados Paliativos

Qualificação gratuita é voltada a profissionais que atuem na área da saúde

As inscrições para a terceira edição do Curso de Cuidados Paliativos do Hospital da Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCRP) da USP estão abertas. A aula inaugural será dia 29 de março sobre o tema: “Desafios da prática dos Cuidados Paliativos no Hospital Geral”.

Com aulas práticas e discussões, o objetivo do curso é o atendimento eficaz no alívio da dor e de outros sintomas relacionados ao sofrimento do ser humano que passa por uma doença grave e incurável. O curso é voltado a profissionais que atuam na área da saúde.

As atividades serão desenvolvidas em uma aula por mês durante todo o ano. Dentre os temas, "Comunicação em Cuidados Paliativos: Armadilhas e Oportunidades"; "Cuidados Paliativos nas Doenças Neurológicas Degenerativas"; "Reabilitação em Cuidados Paliativos: Atuação do Fisioterapeuta"; "Acolhimento e Acesso aos Direitos Sociais dos Pacientes em Cuidados Paliativos"; "Conferência Familiar em Cuidados Paliativos"; "Síndrome Anorexia-Astenia-Caquexia"; "Luto no Adoecimento e Finitude"; e "Fadiga por Compaixão, Sofrimento Moral e Burnout".

A promoção do curso é da Comissão de Educação Continuada em Enfermagem Divisão de Enfermagem (CECEn) e do Grupo de Cuidados Paliativo, ambos do HCRP da USP.

As aulas serão sempre das 8h30 às 10h30, no Anfiteatro “Prof. Dr. Carlos Eduardo Martinelli”, do Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde (CEAPS) no HC. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail [email protected].


Foto: Pixabay

Compartilhar: