Hemocentro de Ribeirão Preto faz cadastro de medula óssea nesta quinta, 17
Hemocentro de Ribeirão Preto faz cadastro de medula óssea nesta quinta-feira, 17

Hemocentro de Ribeirão Preto faz cadastro de medula óssea nesta quinta, 17

Para se cadastrar, a pessoa deve ter boa saúde e idade entre 18 e 55 anos; os registros acontecerão no Senai

Com o intuito de conseguir mais doadores, nesta quinta-feira, 17, das 18h30 às 21h30, o Hemocentro de Ribeirão Preto fará o cadastro para a doação de medula óssea. Os registros acontecerão no Senai, localizado na Rua Capitão Salomão, 1813.

Indicado para pacientes com leucemia, linfomas, anemias graves, imunodeficiências e outras 70 doenças relacionadas ao sistema sanguíneo e imunológico, o transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas enfermidades malignas que afetam as células do sangue.

Quem pode se cadastrar?

Para se cadastrar, a pessoa deve ter boa saúde, com idade entre 18 e 55 anos. Os doadores devem preencher um formulário com dados pessoais, além de apresentar um documento oficial com foto.

Após o cadastro da pessoa, será coletada uma amostra de sangue de 5 ml para a realização da tripagem de seus glóbulos brancos (tripagem HLA). Esse procedimento verifica a compatibilidade do doador com o eventual receptor.

O que é medula óssea?

É um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por 'tutano'. Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: