Hemocentro de Ribeirão registra queda de 30% nas doações durante pandemia
Doações de sangue recebidas pelo Hemocentro de Ribeirão sofrem queda de 30% durante pandemia

Hemocentro de Ribeirão registra queda de 30% nas doações durante pandemia

O ideal seria que fossem recebidas de 50 a 70 doações de sangue por dia, estoques estão comprometidos

As doações de sangue recebidas pela Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto sofreram uma queda de cerca de 30% durante a pandemia, com isso estoques ficam comprometidos. A quantidade ideal para manter o estoque estável seria de 50 a 70 doações por dia, com a queda, a média é de 35 doações por dia. 

Para Marina Pereira Braga, assistente social do Hemocentro, não há como prever quanto tempo o estoque de sangue pode durar, pois isso depende da demanda dos hospitais da cidade.

“Depende do que cada paciente precisa, por isso, há a necessidade de manter uma rotina de doações. Se recebemos poucas doações, em alguns dias já sentimos o impacto”. 

Os dados atualizados no site do Hemocentro mostram que até a manhã desta quinta-feira, 25, se encontram apenas duas bolsas de sangue do tipo sanguíneo B- no estoque, sendo que o mínimo de segurança são 12. E no total contam com 1.259 bolsas de sangue disponíveis para os hospitais nos próximos dias.

Com as medidas restritivas de Lockdown que ocorreram neste mês, as doações poderiam ter diminuído ainda mais, que como consequência diminuiria o estoque no banco de sangue do Hemocentro. “Não deu tempo de sentirmos a queda, mas porque foi um período pequeno. Acredito que se esse período se estendesse, passaríamos por dificuldades”, conta Marina. 

Hemocentro 
O Hemocentro tem dois pontos de atendimento para doações, na sede, que fica Rua Tenente Catão Roxo, 2501, no Bairro Monte Alegre. Horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 7h às 13h, e aos sábados, domingos e feriados das 7h às 12h30.

Também há o posto de coleta na Rua Quintino Bocaíuva, 470, no Centro, com atendimento de de segunda a sábado, das 7h às 12h30. 

Também é possível agendar pelo site e também tirar dúvidas pelos telefones: (16) 3610-8929/ 3610-5822 / (16) 2101-9352 ou 0800-979-6049. 

Leia mais: 

Covid-19: doações de sangue caem 20% e Governo Federal lança campanha 


Imagem: Freepik

Compartilhar: