Medicina integrativa é aliada na rotina de pacientes com câncer
Acompanhamento psicológico amplo é essencial a pacientes na fase após o término do tratamento oncológico

Medicina integrativa é aliada na rotina de pacientes com câncer

Prática que abrange diferentes dimensões é focada na parceria entre médico e paciente

Focada no conceito da parceria entre médico e paciente, a medicina integrativa é aliada na fase após a conclusão do tratamento ativo de câncer, quando o medo, a insegurança e ansiedade são sentimentos muito presentes na vida das pessoas. Assim, durante este processo, a ajuda de profissionais acaba sendo essencial.

O suporte psicológico, por exemplo, ajudará a pessoa a desenvolver ferramentas e novas estratégias para se adaptar ao futuro. "Um dos principais fatores enfrentado por pacientes oncológicos é a dificuldade de seguir a vida 'normal' e sua rotina após o término do tratamento. Isso ocorre porque as pessoas precisam voltar às suas atividades de trabalho, de vida diária, de convívio social e, ao mesmo tempo, manter o importante acompanhamento médico para exames periódicos, tendo que lidar com a temida possibilidade de recidiva da doença", explica Fabio Bronzi, psicólogo do InORP Oncoclínicas.

Bronzi ainda reforça que a necessidade do acompanhamento psicológico se faz presente também com o intuito de auxiliar o paciente a se fortalecer para iniciar uma nova fase de sua vida. "A abertura para a pessoa falar sobre seus sentimentos, suas angústias e receios são componentes importantes dentro desse manejo, e podem contribuir com a redução da ansiedade e insegurança, além de melhora da qualidade de vida. O objetivo é que a pessoa consiga se redescobrir e ressignificar sua vida após um tratamento tão intenso que é o de câncer", reforça o psicólogo.

Cuidados no seguimento oncológico

Sabe-se que a modificações de hábitos de vida - como alimentação saudável, atividade física, uso de protetor solar e evitar fumar e ingerir bebida alcoólica - diminuem as chances do tumor recidivar.

" É importante que o paciente dedique parte do seu tempo para atividades que minimize o estresse do dia a dia. Como terapia, leitura, meditação, técnicas de relaxamento. Portanto, manter uma rotina saudável, com cuidados integrados e fazer o seguimento oncológico - com as consultas e exames -, são fundamentais para a programação do pós-tratamento", explica Cristiane Mendes, oncologista do InORP Oncoclínicas.


Foto: Pixabay (Imagem ilustrativa)

Compartilhar: