Metade dos médicos recém-formados reprovam em exame

Metade dos médicos recém-formados reprovam em exame

Índice de reprovação em exame realizado pelo Cremesp é maior entre egressos de escolas privadas

Realizado em outubro do ano passado, a 11ª edição do Exame do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cresmesp) avaliou o desempenho de 2.726 médicos recém-formados em dez municípios paulistas – dentre eles Ribeirão Preto.

Divulgado nesta quarta-feira, 17, o exame reprovou 48,1% dos novos profissionais, responsáveis pela saúde do brasileiro. O exame avaliou 1.825 profissionais formados em escolas privadas e 901 de escolas públicas. E o número de reprovados foi maior em instituições de ensino particular – 58,8%, ante 26,4% dos ex-alunos de escolas públicas.

Com o resultado, o conselho contatou que muitos dos recém-formados desconhecem o diagnóstico ou tratamento adequado de casos básicos e problemas de saúde frequentes, como: tratamento inicial do infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial, crise de asma brônquica do adulto e criança, atendimento inicial de vítima de acidente automobilístico, diagnóstico de hipertireoidismo, conduta na cetoacidose diabética e na identificação de quadro de doenças mentais (esquizofrenia, distúrbio bipolar) etc.

O Cremesp informou ainda que o Exame passa a ser critério para acesso à Residência Médica, concurso público e mercado de trabalho.

Programas de Residência Médica, como da Unicamp, USP de São Paulo, USP de Ribeirão Preto, Santa Casa, Unifesp, ABC, Hospital do Servidor Público Estadual, FM Rio Preto entre outros, passarão a exigir, a partir deste ano, a participação no Exame do Cremesp como condição para o acesso à Residência.

Ranking

Duas universidades ribeirãopretanas – Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) e Universidade De São Paulo - Ribeirão Preto (USP-RP) – figuram entre as quinze instituições com maior média de acerto – igual ou maior a 60% da prova.

Foto: Acervo

Compartilhar: