Ministério alerta Ribeirão Preto para doenças causadas pelo Aedes aegypti
Saúde alerta Ribeirão Preto para doenças causadas pelo Aedes aegypti

Ministério alerta Ribeirão Preto para doenças causadas pelo Aedes aegypti

Dados da Saúde apontam que 855 cidades em todo o País podem enfrentar surtos de dengue, chikungunya e zika

Levantamento do Ministério da Saúde, realizado em conjunto com os municípios brasileiros, aponta que 855 cidades encontram-se em situação de alerta e risco de surto de dengue, chikungunya e zika, entre eles, Ribeirão Preto.

Os dados são do Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti, que coloca Ribeirão Preto em estado de Alerta, em razão do índice de casos confirmados da doença, que é de 1,6 – cidades em estado Satisfatório têm índice até 0,9. Já aquelas que estão em estado de Risco, tem índices maiores que 4.

O levantamento, que é feito a partir da adesão voluntária de municípios, ajuda os agentes de saúde a identificar os tipos de depósito onde as larvas foram encontradas e, consequentemente, priorizar as medidas mais adequadas para o controle do Aedes no município.

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira, 24, um aumento de 850% nos casos de chikungunya em 2016, ultrapassando os casos de Zika. A doença causou a morte de 138 pessoas neste ano. Em 2015, ocorreram seis mortes. Ao todo, foram 251.051 casos de chikungunya neste ano, ante 26.435 em 2015. Os registros de casos de zika chegaram a 208.867 notificações em 2016.

Em Ribeirão Preto, até o mês de outubro, foram diagnosticados 150 casos da doença, de acordo com a Secretaria municipal da Saúde, em seu boletim epidemiológico, o que representa um número cinco vezes maior do registrado em todo ano de 2015, quando foram 28 casos descobertos.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, afirmou que os casos de zika e dengue deverão se manter estáveis em 2017 e ter o mesmo número de registros e que a preocupação agora é combater a chikungunya.


Foto: José Cruz/ Agência Brasil

Compartilhar: