Mitos e verdades sobre o consumo do chá verde

Mitos e verdades sobre o consumo do chá verde

Portal Revide separou orientações para quem está pensando em incluir o chá verde na dieta

O chá verde é consumido por pessoas que buscam dietas de emagrecimento, ou até mesmo para manter uma qualidade de vida melhor. Por isso, com a ajuda da nutricionista Marília Roque Mansur, o Portal da Revide selecionou cinco mitos e cinco verdades sobre o chá verde. Confira:

O chá verde emagrece?
Verdade.
 O chá verde apresenta, na maioria da sua composição, catequinas substâncias, as quais, de acordo com várias pesquisas cientificas, diminuem a gordura corporal e aceleram o metabolismo. Aliado à prática de atividades físicas regulares, contribui para o emagrecimento.

Só deve beber chá verde quem quer emagrecer?
Mito.
 Todas as pessoas podem consumir o chá verde. Além dos benefícios, a bebida apresenta efeitos comprovados na redução de doenças cardiovasculares, sendo bem-vindo à rotina alimentar de hipertensos. Lembrando que seu consumo deve ser moderado.

O chá verde faz bem a saúde? 
Verdade.
 Este chá contém importantes componentes, bem como as catequinas e os antioxidantes, os quais protegem as células do organismo, retardam o envelhecimento celular, combatem o colesterol, previnem doenças do coração e auxiliam na prevenção de alguns tipos de câncer.

O chá verde não deve ser adoçado?
Mito
. A ingestão de qualquer chá deverá ser sempre isenta de açúcar. No entanto, se você não se adapta ao sabor, prefira adoçá-lo com adoçante, de 3 a 5 gotas no máximo.

O chá de saquinho é eficiente como a erva natural?
Verdade
. Tanto o chá de saquinho como as folhas frescas apresentam as mesmas propriedades, no entanto, o saquinho pode conter outras partes da planta, como sementes, pequenos talos, que podem reduzir os efeitos desejados.

O chá verde substitui a água?
Mito.
 O chá verde contém vitaminas e, assim como a água, diversos minerais. No entanto, apresenta propriedade diurética. Sendo assim, não deve ser ingerido como água, limitando seu consumo em apenas dois copos diários, como recomendado pela Sociedade Americana de Nutrição. O excesso da bebida pode sobrecarregar o fígado e causar irritações na mucosa do estômago.

É recomendável consumir o chá verde com as refeições?
Verdade. 
O chá verde auxilia no funcionamento do aparelho digestivo, desta forma, poderá ser consumido após as refeições, para assim facilitar a digestibilidade dos alimentos.

O consumo do chá verde pode ser feito sem moderação?
Mito
. Por apresentar propriedade diurética, o chá verde não deve ser consumido em demasia, já que pode haver a eliminação de minerais pela urina, causando deficiência dos mesmos.

O Chá verde é benéfico e prevene a oxidação celular e o envelhecimento? 
Verdade
. O chá verde é rico em minerais importantes para o corpo, como manganês, vitaminas (B1, B2, C) e potássio. Isso contribui para um bom funcionamento do metabolismo do corpo, além dos benefícios de antioxidante e antienvelhecimento.

O chá verde deve ser consumido antes de dormir?
Mito. Por conter compostos bioativos, como a cafeína, que contribuem por acelerar o metabolismo, o chá verde, ao ser ingerido antes de dormir, pode atrapalhar o sono. Pode ser ingerido no máximo quatro horas antes de dormir.

Revide On-line
Laura Scarpelini
Fotos: Arquivo Revide

Compartilhar: