Ribeirão Preto alcança 88% de cobertura de vacinação contra a febre amarela
Ribeirão Preto alcança 88% de cobertura de vacinação contra a febre amarela

Ribeirão Preto alcança 88% de cobertura de vacinação contra a febre amarela

Desde outubro já foram aplicadas 100 mil doses da vacina; nos primeiros dois meses de 2017 foram 70 mil imunizações

Desde que a campanha de vacinação contra a febre amarela começou, em outubro de 2016, já foram vacinadas 100.497 mil pessoas em Ribeirão Preto até esta quinta-feira, 2. Só em 2017 foram aplicadas, também até esta quinta-feira, 70.320 doses. Estes números representam 88% da meta estabelecida.

“É importante ressaltar que mesmo com números tão significativos, as pessoas que ainda não receberam a dose da vacina ou que já se vacinaram há mais de 10 anos devem procurar o posto de vacinação”, explicou Luzia Márcia Romanholi Passos, coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica.

Ela conta que o homem de 52 anos que morreu por febre amarela, em 26 de dezembro do ano passado, tinha vindo de São Paulo, para residir em Ribeirão Preto e, apenas ele e a esposa não haviam sido vacinados na família. “Este é o maior exemplo de que todos devem ter o cuidado e responsabilidade em manter a carteira de vacinação em dia”, completa.

Além do recolhimento dos macacos infectados que totalizam, até agora, 49 amostras de animais mortos, enviados ao Instituto Adolfo Lutz em São Paulo, o Departamento de Vigilância em Saúde esclarece que já foram 5 resultados positivos para doença, sendo dois em 2017 e que continua o trabalho de imunização inclusive a moradores das áreas rurais. 


Foto: FL Piton

Compartilhar: