Ribeirão Preto tem primeiro hospital para dependentes químicos do país
A instituição foi fundada em 1999 como uma clínica de internação involuntária de dependência química.

Ribeirão Preto tem primeiro hospital para dependentes químicos do país

Obra foi fundada em 1999 como uma clínica de internação involuntária de dependência química; Instituição dispõe de 82 leitos

Há três anos a antiga clínica Fundação Penteado, em Ribeirão Preto, passou a ser um hospital especializado no tratamento de álcool e drogas, sendo o primeiro a oferecer esses serviços no Brasil. À mudança foi por motivos de adequação às novas leis nacionais, que pedem que tratamentos involuntários sejam realizados em âmbito hospitalar.

Segundo a presidente da fundação, Luciana Penteado, no país existem hospitais para tratamentos gerais e psiquiátrico, mas para dependentes de álcool e drogas não existia até a criação deste. “Um hospital específico somente para o tratamento de dependência química só a Fundação Penteado tem, não existe outro em todo o Brasil”, diz.

A instituição, fundada em 1999, como uma clínica de internação involuntária de dependência química, foi inaugurada com um propósito: reestruturar a vida de pessoas que estão sob o comando de álcool e de drogas. Por isso, Luciana, diz que desde o início tinha como propósito oferecer um tratamento humanizado e qualificado para as pessoas dependentes.

“A nossa função sempre foi reestruturar o paciente para uma vida digna, pois eles chegam à fundação muito debilitados”, conta.

Tratamento

O tratamento oferecido pela instituição conta com equipe multidisciplinar de profissionais capacitados, como médicos psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, terapeutas, assistentes sociais, conselheiros, biomédicos, coach em reinserção social, terapeutas espiritual e holístico, e também professores para aulas livres e para atividades interativas e de inserção social.

“Atualmente, dispomos de 82 leitos, destes 66 estão ocupados no hospital. Também contamos com a equipe multidisciplinar 24 horas por dia, para oferecer um tratamento diferenciado aos pacientes”, relata.

Luciana conta também que a fundação não atende outro tipo de dependência, porém quando são casos psiquiátricos associados ao uso de drogas e álcool, a instituição oferece o tratamento necessário.

“Quando a gente percebe que o caso é somente psiquiátrico, logo encaminhamos o paciente para uma clínica especializada da doença”.

Contato

Os interessados por atendimento na Fundação Penteado devem entrar em contato pelo telefone (16) 3442-1880 ou (16) 99209- 2930 ou pelo endereço, à avenida Antônio Gomes da Silva Júnior, 625 – Lagoinha - Ribeirão Preto.


Foto: Divulgação/ Fundação Penteado

Compartilhar: