Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto disponibiliza 200 mil preservativos para o Carnaval
Segundo dados municipais, surto de HIV entre os jovens cresceu 600% nos últimos anos

Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto disponibiliza 200 mil preservativos para o Carnaval

Serão mais de 40 postos de distribuição espalhados pela cidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Ribeirão Preto irá disponibilizar 200 mil preservativos gratuitamente para o Carnaval. Além das unidades de saúde, durante a festividade, serão 40 postos de distribuição.

A campanha nacional de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST) e AIDS do Carnaval 2018 traz o tema, “#vamoscombinar, Prevenir é viver o Carnaval”, reforçando o preservativo como a mais importante arma de combate ao HIV.

De acordo com a Secretaria, os jovens são o foco da campanha, já que pesquisas nacionais têm revelado que este público não tem o hábito de usar preservativo durante as relações sexuais.

Em Ribeirão Preto, o aumento da epidemia é maior entre os mais jovens, especialmente entre os homens: a taxa de detecção na faixa etária de 20 a 24 anos teve um aumento de 600%, entre 2007 e 2016. De 11,8 casos por 100 mil habitantes, em 2007, subiu para 83,5, em 2016.

Leia mais:
Carnaval em Ribeirão Preto: comércio terá horário alterado

Carnaval não será feriado em Ribeirão Preto

Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP)

A Profilaxia Pós-Exposição Sexual (PEP) é mais uma estratégia visando à prevenção da transmissão do HIV. Trata-se de um procedimento que evita a proliferação do vírus caso o medicamento seja tomado em até 72 horas após a exposição.

As pessoas que entraram em situação de risco devem nas primeiras horas,  procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na avenida Treze de Maio, durante o período de Carnaval, onde o caso deverá ser avaliado e as condutas tomadas diante da exposição.

Nos dias úteis até as 16 horas, o local para procurar a PEP é o Centro de Referência em Especialidades, na Rua Prudente de Morais, n 35.


Foto: Pixabay

Compartilhar: