
Secretário da Saúde alerta para grande epidemia de dengue
Progressão geométrica no número de casos de dengue preocupa para 2016
A adaptação e proliferação do Aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue, a chikungunya e, mais recentemente, o virus zika, tem preocupado os agentes brasileiros de saúde.
Na tarde desta quinta-feira, dia 10, a Secretaria Municipal da Saúde de Ribeirão Preto convocou uma coletiva para apresentar alguns dados e prestar esclarecimentos acerca das doenças transmitidas pelo mosquito.
Segundo dados epidemiológicos, Ribeirão Preto apresenta um aumento nos números de casos de dengue nos meses em que, até 2014, apresentavam drástica redução. O secretário municipal da Saúde Stênio Miranda destaca o aumento nos últimos seis meses do ano. Em 2011 foram registrados 835 casos da doença de julho a dezembro. No mesmo período de 2015 a cidade já registrou 1057 casos e pode aumentar nos últimos dias de dezembro. “O cenário para 2016 é preocupante. De setembro a novembro o número de casos triplicou – de 64 para 196. Se continuar assim, teremos uma grande epidemia no ano que vem”, alerta.
Combate ao mosquito
Para evitar uma situação epidêmica o secretário chama a atenção para o combate ao mosquito transmissor do vírus. Uma equipe formada por 90 agentes sanitários da saúde faz um trabalho de prevenção em residências bloqueando criadouros. No entanto, segundo Miranda, é necessária a cooperação da sociedade. “É a única maneira de combater o avanço da doença”, completa.
A recomendação é de que cada morador faça uma varredura em ralos, vasos e recipientes ao menos uma vez por semana.
Zika Vírus
Registrado a partir de abril deste ano, o vírus zika tem alarmado a população devido à ligação entre a doença e casos de microcefalia – uma má formação no cérebro de recém-nascidos que causa problemas neurológicos e motores.
O secretário municipal da Saúde ressalta, contudo, que não há ainda uma confirmação que relacione o zika aos 1,7 mil casos suspeitos de microcefalia. “É uma situação ainda muito desconhecida. Estive em Brasília nesta terça-feira, dia 8, e mesmo o Ministério da Saúde não sabe o que de fato está acontecendo”, destaca.
A secretaria municipal da saúde anunciou ainda que investiga oito casos suspeitos de contágio pelo vírus zika no município.
Até o dia 17 de novembro aproximadamente 17,2 mil casos foram notificados no Brasil. Deste total, aproximadamente 7 mil casos foram confirmados por exames.
A Secretaria Estadual de Saúde já confirmou dois casos de febre pelo vírus, um em Sumaré e outro em São José dos Campos.
Foto: Bruno Silva