Síndrome de Down é lembrada pela Família Down e Amigos

Síndrome de Down é lembrada pela Família Down e Amigos

ONGs e instituições de vários Estados promovem eventos e atividades nesta segunda-feira, 21, Dia Mundial da Síndrome

Nesta segunda-feira, 21, é celebrado o Dia Mundial da Síndrome de Down. A data entrou para o calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU) em 2006 e é comemorada pelos 193 países-membros da ONU, que promovem reflexão e conscientização.

Para dar voz às pessoas com a deficiência, o Brasil se mobilizou com a causa e durante esta semana, ONGs e instituições de vários estados irão promover eventos e atividades sobre a Síndrome de Down.

Em Ribeirão Preto, a Família Down e Amigos (FADA) promove, nesta segunda-feira, o encontro ‘Sejamos Um-Nicos, Respeito e Diversidade’, no Taiwan Hotel. O evento tem como objetivo mostrar a diversidade, o preconceito e a discriminação da Síndrome de Down.

De acordo com a presidente da organização FADA, Sheyla Dutra, a maior missão é conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos, bem estar e inclusão dos portadores na sociedade. “Vamos reunir profissionais da saúde, familiares, membros da sociedade e do corporativo de Ribeirão Preto para um momento de debate e compreensão”, diz.

Ela comenta ainda que para as crianças que estiverem presentes haverá apresentações de canto e dança, recreação, cabeleireiros, entre outras atividades.

Síndrome de Down

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e podem estar sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades diferentes e únicas.

Características

Entre as características físicas associadas à síndrome de Down estão: olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças, hipotonia muscular e deficiência intelectual. Em geral, as crianças com síndrome são menores em tamanho e seu desenvolvimento físico e mental são mais lentos do que o de outras crianças da sua idade.
 

Serviço

“Sejamos Um-Nicos, Respeito e Diversidade”

Data: 21 de março (segunda-feira)
Horário: das 19h às 22h
Local: Taiwan Hotel – Rua Lafaiete, 1370 - Centro, Ribeirão Preto
Entrada gratuita


Foto: Tânia Rêgo

Compartilhar: