Revide, Vigilância Epidemiológica participa de campanha contra hanseníase, Hanseníase, tracoma , Geohelmintíase, 3 bichos

Vigilância Epidemiológica participa de campanha contra hanseníase

Objetivo de ação de nível nacional é prevenir também tracoma e verminose

Durante toda esta semana acontece a Campanha Nacional de Hanseníase, para detecção de doenças negligenciadas, chamada no estado de São Paulo de “Campanha dos 3 bichos”: Hanseníase, Geohelmintíase e Tracoma.

Neste ano, obedecendo a critérios epidemiológicos e operacionais, o município de Ribeirão Preto desenvolverá a Campanha nas escolas estaduais do Distrito de Bonfim Paulista, até o dia 14 de agosto.

Entre as escolas estão as estaduais Professora Cordélia Ribeiro Ragozzo e Francisco da Cunha Junqueira que funcionam nos períodos da manhã e tarde, somando cerca de 1.200 alunos de 5 a 14 anos de idade (1° a 9° ano do ensino fundamental). A Vigilância epidemiológica fará busca ativa de casos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a prevalência da doença deve ser controlada para até um caso para cada 10 mil habitantes. No Brasil, esse número chega a 1,42 caso para 10 mil habitantes. O estado de São Paulo tem a doença controlada em 0,5 por 10 mil. Em Ribeirão Preto a prevalência está acima do determinado pela OMS, com 1,65 para 10 mil.

Três bichos

A busca ativa de casos de Tracoma já foi realizada, em junho de 2015, com os alunos da Escola Estadual Sinhá Junqueira. A estratégia da campanha consiste na busca ativa de casos de Hanseníase entre escolares de 5 a 14 anos de idade (1º ao 9º ano do ensino fundamental), por meio de triagem e posterior encaminhamento para avaliação médica dos casos suspeitos.

Em relação às Geohelmintíases (verminoses), será realizado o tratamento coletivo dos escolares, previamente autorizados pelos pais/responsáveis. Os alunos que apresentarem sinais ou sintomas serão encaminhados para avaliação clínica junto à Unidade de Saúde de referência.

As verminoses, ou geohelmintíase são as parasitoses intestinais e seus principais sintomas são cólicas abdominais, vômitos, anemia, perda de peso, apendicite aguda, fraqueza e cansaço.

O Tracoma é uma doença infecciosa ocular que acomete a conjuntiva e a córnea, em decorrência de repetidas infecções. Ela pode provocar cicatrizes que levam à formação de entrópio (pálpebra com a margem virada para dentro do olho) e triquíase (cílios em posição defeituosa nas margens da pálpebra, tocando o globo ocular), e alterações na córnea que podem causar até a cegueira.

Já a hanseníase é representada por manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com alteração da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Os sintomas estão relacionados ao comprometimento do nervo, podendo afetar a força muscular, a marcha (caminhar), entre outras, e até provocar deformidades físicas.

Revide On-line
Fotos: Divulgação

Compartilhar: