Novidade tecnológica
A nova sede abrigará uma das empresas mais recentes do Grupo Criar

Novidade tecnológica

Nova sede do Grupo Criar foi inaugurada em Ribeirão Preto; evento contou com a presença do Ministro Astronauta Marcos Pontes e do Diretor Presidente Sérgio Soares

Um evento no dia 23 de março, designou a inauguração da nova sede industrial do Grupo Criar, em Ribeirão Preto. Marcando a presença desde 1995 na cidade, o Grupo construiu no Distrito Industrial um moderno prédio que abrigará sua unidade fabril. O evento contou com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, que após o simbólico corte da fita de inauguração, junto ao Diretor Presidente Sérgio Soares, visitou as instalações da empresa e ministrou uma palestra aos participantes.

Além disso, após os cumprimentos ao Grupo Criar e ao empreendedorismo na área de tecnologia, o Ministro premiou estudantes que participaram das Olimpíadas Científicas, discorreu sobre sua trajetória e enumerou as realizações de sua gestão no ministério. “Ficamos muito honrados em contar com participação do Ministro em nossa inauguração, pois nossos Parceiros e Colaboradores puderam conhecer sua trajetória ao se tornar o primeiro astronauta brasileiro e representando o único país do hemisfério Sul a participar de uma missão ao espaço”, declara o Grupo Criar.

Em Ribeirão Preto 

A sede abrigará uma das empresas mais recentes do Grupo: a Criar Space Systems. Fundada em 2018, ela atua no desenvolvimento de produtos e sistemas para a área aeroespacial, tais como: Antenas Direcionais Automáticas (ADAs), Satélites CubeSats e aplicações que possibilitam o monitoramento por meio dos dados fornecidos por esses produtos.

Somado a isso, um Centro de Excelência em Inteligência Artificial, que desenvolve internamente soluções para os projetos do Grupo Criar, bem como para outras Entidades e Empresas Parceiras, será abrigado nesta unidade em Ribeirão Preto, que fica muito próximo de diversos Centros de Formação e Pesquisa na área de Inteligência Artificial.

O Grupo Criar é especializado em comunicação de dados via internet, e seu data center próprio já possui 26 anos de experiência desde que foi fundado em 1995. Com espaço adequado, equipamentos de última geração, links dedicados de grande volume de dados e velocidade e a capacidade de disponibilizar servidores específicos, o Grupo tem tudo o que é necessário para hospedar um Centro de Excelência em Inteligência Artificial.

Além deste Centro, com a instalação da unidade fabril, a empresa está pronta para iniciar a produção comercial de sua Antena Automática Direcional, que faz o acompanhamento de satélites de baixa órbita. “Pretendemos ser uma referência internacional em produtos de comunicação com satélites de serviço civil e militar”, afirma.


Fotos: Luan Porto

Compartilhar: